PROJETO TABUADA DINÂMICA
APRESENTAÇÃO
Esta sequência de aulas pretende despertar nos alunos o gosto de aprender a tabuada.
Muitas vezes o aprendizado desse conteúdo torna-se algo mecânico e desgastante.
Neste projeto os alunos verão que aprender a tabuada pode ser muito divertido.
Muitas vezes o aprendizado desse conteúdo torna-se algo mecânico e desgastante.
Neste projeto os alunos verão que aprender a tabuada pode ser muito divertido.
Público Alvo:
Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental
Objetivos:
- Conhecer e aprofundar o estudo da tabuada;
- Mostrar aos alunos a importância de aprender a tabuada; -- Aprender a calcular e a
resolver situações-problemas no cotidiano escolar;
resolver situações-problemas no cotidiano escolar;
- Saber usar as quatro operações básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão;
- Despertar nos alunos o gosto de aprender a tabuada;
- Chamar atenção dos alunos por que aprender a tabuada pode ser muito divertido.
Justificativa:
O aprendizado da tabuada é um conhecimento fundamental. Através dele realizamos
inúmeras atividades. No decorrer do dia estamos utilizando conceitos matemáticos,
quando entregamos dinheiro para o cobrador do ônibus ou passarmos o cartão
magnético estamos lidando com cálculos, quando vamos ao supermercado ou quando
utilizamos os alimentos que lá compramos, também estamos utilizando conceitos
matemáticos.
inúmeras atividades. No decorrer do dia estamos utilizando conceitos matemáticos,
quando entregamos dinheiro para o cobrador do ônibus ou passarmos o cartão
magnético estamos lidando com cálculos, quando vamos ao supermercado ou quando
utilizamos os alimentos que lá compramos, também estamos utilizando conceitos
matemáticos.
Os exemplos acima foram somente para mostrar o quanto a matemática está presente
em nosso dia a dia. Mostrar aos alunos essa proximidade entre os conceitos e a prática
é fundamental para que o aprendizado seja realmente significativo.
em nosso dia a dia. Mostrar aos alunos essa proximidade entre os conceitos e a prática
é fundamental para que o aprendizado seja realmente significativo.
Recursos:
Som, com as músicas (paródias) gravadas, computador,
Jogos da tabuada.
Avaliação:
Participação nos jogos e atividades, uso e estudo da tabuada no dia a dia.
Sugestões de Atividades e jogos:
Sugestões de Atividades e jogos:
1- Jogo: Quanto Vale os Dados – (Tabuada de somar)
Material:
2 Dados grandes
1 Tapetinho
Obs.: O Tapetinho pode ser confeccionado com papel dupla face ou cartolina colorida,
fita adesiva colorida para fazer as divisões entre os números e copiar os números
(somente até a tabuada do 6) seguindo o modelo da tabuada de Pitágoras.
fita adesiva colorida para fazer as divisões entre os números e copiar os números
(somente até a tabuada do 6) seguindo o modelo da tabuada de Pitágoras.
Como se joga:
Um aluno por vez joga os dois dados, o professor pergunta qual é a soma dos
dois números sorteados, a criança responde. Acertando ganha ponto para sua
equipe e marca a pontuação no quadro. Se não souber, consulta o tapete da
tabuada de somar (espécie de tabuada de Pitágoras), se errar não marca ponto.
O grupo que desrespeitar as regras perde um ponto por cada infração.
Cada grupo tem que respeitar a vez de jogada do adversário. Ganha quem marcar
maior quantidade de pontos.
dois números sorteados, a criança responde. Acertando ganha ponto para sua
tabuada de somar (espécie de tabuada de Pitágoras), se errar não marca ponto.
O grupo que desrespeitar as regras perde um ponto por cada infração.
Cada grupo tem que respeitar a vez de jogada do adversário. Ganha quem marcar
maior quantidade de pontos.
2- Jogo: Surpresa da Subtração
Material:
1 Folha de papel madeira
Folhas de papel ofício
Cola, tesoura e pincel (azul ou preto)
1 Dado com números de 1 a 6
1 Dado com as letras A, B, C, D, E e F
O painel deve ser numerado de 1 a 6 na horizontal e na vertical letras de A a F.
Nos quadrinhos, o professor coloca vários cálculos da tabuada de menos.
Os dados: um numerado de 1 a 6, o outro com letras de A a F.
Nos quadrinhos, o professor coloca vários cálculos da tabuada de menos.
Os dados: um numerado de 1 a 6, o outro com letras de A a F.
Como se joga:
Divide-se a turma em dois grupos, e vai chamando as crianças em duplas para
jogar. Os alunos jogam os dados a letra e o número sorteado, a criança terá que
procurar no painel, em seguida fazer o cálculo mentalmente e dar a resposta.
Se acertar marca ponto para o grupo. Ganha a equipe que tiver mais pontos.
jogar. Os alunos jogam os dados a letra e o número sorteado, a criança terá que
procurar no painel, em seguida fazer o cálculo mentalmente e dar a resposta.
3- Jogo: Corrida da Multiplicação
Material:
2 Folhas de papel madeira
2 Cartolinas branca
Tesoura e cola
1 Pincel ou canetinha (azul ou preta)
2 Carrinhos pequenos com cores diferentes (1 azul e o outro vermelho)
Como se joga:
O professor monta uma pista (tipo trilha) de corrida de carros, com cálculos
da tabuada de multiplicar, coloca dois carrinhos na disputa, um vermelho e o
outro azul; divide a turma em duas equipes (a equipe vermelha e a equipe azul).
Participa do jogo, um aluno por vez de cada equipe. Para que os carrinhos
possam passassem para frente, o participante terá que acertar o resultado do
cálculo seguinte. A cada acerto o grupo marca ponto. Ganha o grupo que
obtiver mais acertos/pontos. OBS: Antes de começar o jogo, um representante
de cada equipe, deve disputar no dado para ver que iria iniciar a partida.
da tabuada de multiplicar, coloca dois carrinhos na disputa, um vermelho e o
outro azul; divide a turma em duas equipes (a equipe vermelha e a equipe azul).
Participa do jogo, um aluno por vez de cada equipe. Para que os carrinhos
possam passassem para frente, o participante terá que acertar o resultado do
cálculo seguinte. A cada acerto o grupo marca ponto. Ganha o grupo que
obtiver mais acertos/pontos. OBS: Antes de começar o jogo, um representante
de cada equipe, deve disputar no dado para ver que iria iniciar a partida.
4- Jogo: Sinuca da Tabuada (Divisão)
Material:
1 caixa retangular
6 copinhos (de iogurte vazios)
1 taco de madeira (pedaço de cabo de vassoura)
10 bolas numeradas de 0 a 9 (bolinhas de desodorante Roll on)
1 dado grande (para decidir quem começa a jogar)
Procedimentos:
Numera-se as bolas de 0 a 9. Na sinuca coloca-se em cada caçapa (copinhos),
um número par: 2, 4, 6, 8, 10 e 12. A turma deve ser dividida em dois grupos
(A e B), o professor deve chamar um aluno de cada grupo para disputar no
dado, para saber quem começa o jogo. Só podendo participar do jogo um aluno
por vez de cada equipe. O aluno pega uma bola, coloca no meio da sinuca,
mira num dos buracos e dar uma tacada, se acertar a caçapa, com um número
divisível pelo número da bola, tem que responder o resultado da divisão, se o
mesmo errar, seu grupo poderá responder.
um número par: 2, 4, 6, 8, 10 e 12. A turma deve ser dividida em dois grupos
(A e B), o professor deve chamar um aluno de cada grupo para disputar no
dado, para saber quem começa o jogo. Só podendo participar do jogo um aluno
por vez de cada equipe. O aluno pega uma bola, coloca no meio da sinuca,
mira num dos buracos e dar uma tacada, se acertar a caçapa, com um número
divisível pelo número da bola, tem que responder o resultado da divisão, se o
mesmo errar, seu grupo poderá responder.
Mas atenção! Se os números usados na operação não formar uma divisão exata,
será considerado como suicídio. Cada aluno terá três chances para acertar a bola
na caçapa, caso não consiga acertar ao final das três tentativas, passa a
vez para o colega da equipe adversária. Ganhou o grupo que fizer mais pontos
(acertos).
será considerado como suicídio. Cada aluno terá três chances para acertar a bola
na caçapa, caso não consiga acertar ao final das três tentativas, passa a
vez para o colega da equipe adversária. Ganhou o grupo que fizer mais pontos
(acertos).
Tabuada Cantada
Para enriquecer ainda mais o projeto, busca-se criar e inserir paródias da tabuada,
no cotidiano escolar. Com as músicas, as crianças aprendem as operações
básicas cantando. Esta é uma forma divertida de despertar interesse dos alunos
nas aulas. Pois tudo que é aprendido de forma concreta e lúdica, tem muito mais
eficácia no desenvolvimento da aprendizagem.
no cotidiano escolar. Com as músicas, as crianças aprendem as operações
básicas cantando. Esta é uma forma divertida de despertar interesse dos alunos
nas aulas. Pois tudo que é aprendido de forma concreta e lúdica, tem muito mais
eficácia no desenvolvimento da aprendizagem.
TABUADA CANTADA – SOMAR POR 2 – (Paródia – ciranda, cirandinha)
Ciranda, cirandinha
Vamos todos cirandar
Aprender a tabuada
2+1 é igual a 3
2+2 é igual a 4
2+3 é igual a 5
2+4 é igual a 6
Agora amiguinho
Preste muita atenção
Pra ficar inteligente
E aprender a adição.
2+5 é igual a 7
2+6 é igual a 8
2+7 é igual a 9
2+8 é igual a 10
Obrigada amiguinho
Pela sua atenção
Cante com a professora
E aprenda essa canção.
TABUADA CANTADA – DIMINUIR POR 9
(PARÓDIA – MÚSICA: AMOR, AMOR – VANESSA CAMARGO)
Estou tentando, estou estudando
Preciso aprender a tabuada
Eu vou cantando, subtraindo
Vou aprendendo e me divertindo
10 – 9 sabemos que é igual a 1
11 – 9 sabemos que é igual a 2
E vamos lá:
12 – 9 é igual a 3
13 – 9 é igual 4
14 – 9 é igual a 5
E vamos lá:
15 – 9 é igual a 6
16 – 9 é igual a 7
17 – 9 é igual a 8
E vamos lá:
18 – 9 é igual a 9
19 – 9 é igual a 10
20 – 9 é igual a 11
Vou aprender...
TABUADA CANTADA – MULTIPLICAR POR 9
(PARÓDIA- MÚSICA: Só Love - Claudinho e Buchecha)
Só nove... só nove...só nove...só nove....
Só nove... só nove... só nove... só nove...
Só nove... só nove... só nove... só nove...
Quero ir longe com você
Estudar a tabuada
Para poder aprender... hum... hum...
Eu quero a de multiplicar
Pois ela me atrai de forma particular (BIS)
9X1 é igual a 9
9x2 é 18
9x3 que é 27
9x4 é 36
9x5 é 45
9x6 é 54
Quero ir longe com você
Estudar a tabuada
Para poder aprender... hum... hum...
Eu quero a de multiplicar
Pois ela me atrai de forma particular (BIS)
Eu vou estudar, e poder aprender
E a minha mãe se orgulhar
Aprendendo a lição
Ganhando até competição.
Só nove...só nove... só nove... só nove... (BIS)
Autoria: Professora Toinha Vieira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário