ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E PLANO ANUAL
1- Bola por cima, bola por baixo
Tem
como objetivo trabalhar a coordenação motora, concentração e velocidade. Ótima
brincadeira para crianças já com 4 anos de idade e pode ser usada tanto
na aula de educação física quanto na
sala (caso tenha espaço suficiente).
Materiais: Bolas
Execução: O professor deve colocar os alunos em duas
colunas, em fila indiana. Podendo dividir em equipes ou meninos versus meninas.
Ao primeiro sinal, que pode ser dado com um apito, o primeiro aluno de cada
fileira deve passar a bola por cima da cabeça (com as duas mãos), até chegar ao
último colega da fileira. Quando este pegar a bola, deverá correr até a frente
da fileira e passar a bola por cima da cabeça, dando sequência a atividade.
Assim
que todas as crianças completarem e o que iniciou a atividade voltar a ser o
primeiro, o professor deve pedir que todas as crianças afastem as pernas e deem
sequência a atividade, sendo que desta vez devem passar a bola por baixo, até
que todos completem a tarefa.
Quando
terminar esta sequência, a primeira criança deve passar a bola por cima da
cabeça, e a segunda deve pegar a bola e passar por baixo das pernas, a terceira
criança deve pegar a bola embaixo e passar por cima da cabeça, até que todos
completem a tarefa.
2- Corrida do Saci
Tem
como objetivo trabalhar a coordenação motora, o equilíbrio e velocidade.
Execução:
O
professor deverá montar um ponto de partida e um de chegada. As crianças
deverão ficar posicionadas em fila, cada uma segurará uma das pernas
flexionadas para trás, na posição de saci.
Quando
for dado o sinal, elas devem sair pulando até alcançarem a linha de chegada.
Deverá ser eliminada a criança que colocar os dois pés no chão e ganhará
ultrapassar a linha de chegada primeiro. Para não haver exclusão, a criança que
colocar o pé no chão poderá pagar uma prenda ao invés de ser eliminada.
3- Pega-pega
Execução: um
aluno começa sendo o pegador. Os outros deverão fugir. No momento que o pegador
encostar em alguém este passa a ser o pegador. Poderá variar também com
pega-ajuda: ao passo que o pegador encosta em outro aluno este também passa a
ser pegador.
Corrente:
quando for pego o aluno deverá dar a mão ao pegador e ajudará a pegar e assim
sucessivamente, sendo que somente o aluno da ponta com um braço livre pode
pegar, vence quem ficar por último a ser pego.
Atividades Para Educação Infantil aos 5 Anos- Coordenação
Motora
1
– Corda
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora ampla, o
esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o
equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.
Material: A atividade é desenvolvida com uma corda de
quatro metros em média.
Execução: Pode ser utilizada no chão, em que a criança
ande descalça sobre a corda, com os braços abertos, procurando manter o
equilíbrio.
Aproveitando a mesma atividade só que agora a criança vai andar de costas sobre a corda. Ainda esticada no chão a criança pula com os dois pés juntos para esquerda e para direita consecutivamente.
Aproveitando a mesma atividade só que agora a criança vai andar de costas sobre a corda. Ainda esticada no chão a criança pula com os dois pés juntos para esquerda e para direita consecutivamente.
A
corda pode ser erguida dez centímetros do chão para a criança pular de um lado
para o outro. A corda pode ser utilizada pela dupla como cabo-de-guerra, no
meio do espaço utilizado deve ter uma marca no chão, para visualizar quem está
vencendo o cabo-de-guerra. As crianças podem pular corda.
2-
Esponjas
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora fina,
coordenação viso-motora, esquema corporal e melhorar o tônus muscular.
Material: bacia com água e várias esponjas coloridas,
com texturas/dureza diferenciadas.
Execução: Colocar as esponjas na água e pedir para a
criança retirar uma a uma apertando bem retirando toda água da esponja.
3-
Sapos em Fila
Objetivo: coordenação, trabalho em grupo, atenção
Material: giz e apito
Execução: Trace duas linhas paralelas e distantes.
Atrás de uma delas, os participantes são reunidos em dois grupos iguais (pode
ser mais grupos com número igual de participantes).
Em
fila, os alunos seguram firme na cintura de quem está na frente. Dado o sinal,
os participantes avançam pulando com os dois pés ao mesmo tempo. Se a fila
romper, o grupo volta a linha de largada. Vence a turma que alcançar a linha de
chegada primeiro.
Os Melhores Exercícios Para Trabalhar na
Educação
Infantil
1-Caminhada
Companheira
Esta
brincadeira desenvolve a ideia da tolerância entre as crianças. Ela deve
ser aplicada sempre que houver necessidade das crianças andarem juntas, como
para ir a sala de aula, ao pátio, a quadra, etc.
Execução: O professor deverá colocar as crianças em
fila indiana. No inicio da atividade peça que coloquem uma das mãos sobre o
ombro do coleguinha da frente para delimitar um espaço para os passos. Feito
isso peça que tirem as mãos e sigam até o destino.
A
regra é, quem quiser correr ou andar mais rápido que as outras crianças devem
se controlar e aguardar ou quem for mais lento precisa andar mais depressa. Se
houver alguma criança com dificuldade de locomoção, os coleguinhas terão de
esperá-lo.
2-
Corre Cotia
Essa
brincadeira precisa de mais crianças para ser mais incrível. Estimula a
atenção, coordenação, velocidade, agilidade.
Material: qualquer objeto.
Execução: é só fazer uma roda e dar algum objeto para
uma criança iniciar a brincadeira. Essa fica de pé e roda atrás dos amigos,
enquanto a música é cantada. Quando a música termina, ela deixa o objeto atrás
de alguém e sai correndo com o objetivo de se sentar no lugar do amigo, ou
então esse amigo pega e volta para o lugar.
Normalmente
utiliza-se esta versão: Corre cotia na casa da tia, corre cipó, na casa da vó.
Lencinho na mão caiu no chão, moça bonita do meu coração. Posso jogar?
As
crianças todas juntas gritam: Não!
O
aluno que está com o objeto põe nas costas de outra criança.
3-
Morto-Vivo
Objetivo: atenção, agilidade, coordenação.
Execução:
O professor intercala entre vivo (ficar de pé), morto (agachar). Quem errar
perde, para não haver exclusão poderá pagar uma prenda.
Descontração – Brincadeiras Para Crianças Menores
de 5 Anos
1-
Caixinha das Sensações
A
caixa das sensações visa trabalhar os sentidos através das sensações que os
objetos ali dentro colocados despertam nas crianças.
Material: Caixa de papelão (pode ser de tênis) decorada
pelo ou pelas próprias crianças. Objetos variados como tampinhas, lixas,
pedaços de pano ou algodão, botões, dentre outros.
Execução: A caixa deverá ter um furo em cima na forma
de círculo, onde as crianças colocarão a mão e outra abertura onde o professor
colocará os objetos um por um, a fim de que as crianças, com a mão possam
identificar o material. Se não tiver uma caixa o professor pode estar vendando
a criança.
2- Música
O
objetivo desta atividade lúdica é estimular a criança a aprender a ouvir e
prestar atenção aos sons.
Material: Aparelho de Som e CDs com músicas de ritmos
variados.
Execução: A forma de elaborar a atividade pode ser
variada e fica a critério do professor, porém a música deve ser o foco da
atividade e não um pano de fundo. Ele deverá estimular as crianças a ouvir os
sons presentes na música, como por exemplo, os sons dos instrumentos, dos
animais, dos elementos da natureza, elas também podem acompanhar o som batendo
palmas ritmicamente ou até mesmo cantando. Se o professor souber tocar algum
instrumento musical ou cantar, ele pode propor as crianças que escrevam uma
música juntos.
3- Cada um é do seu jeito (Construção de
Identidades)
Esta
atividade visa auxiliar a criança a construir a imagem do próprio corpo, além
de trabalhar a autoestima e autoimagem.
Material: Papel Kraft, canetinhas hidrocor, fita
adesiva e tesoura.
Execução: Você pedirá para cada criança deitar sobre
uma folha de papel e em seguida irá desenhar a silhueta dela. Escreva o nome da
criança e entregue a ela. Quando todos estiverem com suas folhas de papel peça
que completem desenhando os olhos, o nariz, a boca e etc. neste momento você
pode incentivar a criança a observar o próprio corpo.
Quando
todos tiverem concluído os desenhos, cole-os lado a lado na parede e peça que
eles observem o próprio desenho e o dos coleguinhas, neste momento você deverá
estimular a observação, peça que comentem sobre as diferenças nos desenhos
(como altura, por exemplo). Aproveite o momento dos comentários para conversar
bastante com elas sobre as particularidades de cada uma.
EDUCAÇÃO INFANTIL
FUNDAMENTAL I
1º ANO
2º ANO
3º ANO
4º ANO
5º ANO
Retiradas da Internet.
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