PROJETOS, DINÂMICAS, ATIVIDADES, VÍDEOS COM MÚSICA DE AMIZADE, HISTORINHA E CARTÕES COM MENSAGENS.
Projeto: "Afetividade,
uma lição de carinho".
Turma:
Maternal I “A” podendo adaptar para qualquer turma.
Duração: 3 semanas
PROJETO:
AFETIVIDADE, “ UMA LIÇÃO DE CARINHO”!
APRESENTAÇÃO
O
afeto é o princípio norteador da autoestima, sendo assim cultivar e
trabalhar a amizade é algo que não é imediato.
Depois de desenvolvido
o vínculo afetivo, a aprendizagem, a motivação e a
disciplina como 'meio' para
conseguir o autocontrole da criança e seu bem estar
são conquistas s
ignificativas. A afetividade consiste em poder
fazer com que a criança receba
o contato físico, verbal, a relação de cuidados,
mas isso também implica
conflitos, envolvendo amor e raiva. O afeto
refere-se a atitudes e
sentimentos expressados ou presentes no ambiente.
Sua maneira de ser, atuar
e falar é muito significativa.
Sabe-se que num certo espaço de tempo (os primeiros anos de vida),
a criança passa por diversas etapas físicas,
mentais, sociais e emocionais,
que são fundamentais ao seu desenvolvimento e que
influenciarão na
formação e desenvolvimento de sua
personalidade. O comportamento
agressivo aparece como desejo ou possessão de um
espaço, brinquedo,
na busca pela atenção de um adulto. Com a entrada
na escola, passa
a viver em dois microssistemas (família e escola),
gerando conflitos que,
diante de sentimento de impotência para resolvê-los
ou de insegurança,
manifestam a agressividade.
JUSTIFICATIVA
A ideia surgiu através da observação e da necessidade de trabalhar a
afetividade, a amizade, o respeito pelo outro e a importância dele na
nossa vida, partilhando sentimentos, dizendo e ouvindo o que o outro
pensa, transformando as ações em um ato de afeto e carinho. Dessa
maneira, é interessante a proposta de atividades que façam com que a criança
se coloque no lugar do outro. Para que os estímulos tornem produtivos, é preciso
que nós educadores procuremos meios de amenizá-la. Portanto este
projeto foi estruturado procurando métodos, a fim de amenizar tal agressividade.
afetividade, a amizade, o respeito pelo outro e a importância dele na
nossa vida, partilhando sentimentos, dizendo e ouvindo o que o outro
pensa, transformando as ações em um ato de afeto e carinho. Dessa
maneira, é interessante a proposta de atividades que façam com que a criança
se coloque no lugar do outro. Para que os estímulos tornem produtivos, é preciso
que nós educadores procuremos meios de amenizá-la. Portanto este
projeto foi estruturado procurando métodos, a fim de amenizar tal agressividade.
OBJETIVO
GERAL
Mostrar ao aluno a importância do afeto com as
pessoas. Que ele compreenda
que precisamos das pessoas para viver e tenha consciência de que é preciso
respeitar e valorizar o "outro".
que precisamos das pessoas para viver e tenha consciência de que é preciso
respeitar e valorizar o "outro".
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
© Utilizar a
linguagem oral como meio de ampliação do vocabulário e
pensamento
organizando as ideias e contar suas próprias experiências;
© Demonstrar
equilíbrio nas relações, atitudes de cooperação, respeito,
afeto e aceitação
perante os demais colegas;
© Realizar
atividades de grafia, recorte, colagem e desenho;
© Entrevistar
funcionários da unidade;
© Desenvolver nas
crianças as competências sociais;
© Destacar como
lidam com as quatro emoções básicas: medo, alegria,
tristeza e ira;
© Vivenciar
situações de socialização e interação com a família e amigos;
© Desenvolver a
criatividade e a imaginação através das atividades
propostas;
© Cuidar de si e do
próximo;
© Respeitar limites
e obedecer a regras;
© Desenvolver o
raciocínio lógico, a lateralidade, sequencias e seriação; capacidade de
situar cronologicamente os fatos para organizar seu
tempo e suas ações, orientando-se também no
espaço.
CONTEÚDO
Linguagem
oral:
© Discriminação
auditiva e visual.
© Expressão oral
(histórias, contos, músicas, teatro, etc.).
© Estudo do próprio
nome;
© Coordenação
motora;
© Sentimentos;
© Palavras mágicas;
© Receitas.
Lógico/matemática:
© Estruturas
lógicas: discriminação – comparação – identificaçã
cor
– forma – tamanho;
© Conceito de
lateralidade (esquerdo e direito);
© Orientação
espacial: antes/ depois/ atrás/ na frente/ fechado/ aberto/
de
costa/ em cima/ debaixo/ em pé/ deitado/ sentado/ longe/ perto;
© Coordenação
motora;
© Discriminação
audiovisual;
© Sequencia e
seriação;
© Desenvolver noção
de contagem.
Artes:
© Recortes e colagens;
© Desenho e
pinturas;
© Músicas;
© Sucata;
© Argila e massinha;
© Dramatização.
Movimento:
© Expressividade;
© Dança;
© Equilíbrio e
coordenação;
© Esquema corporal;
© Brincadeiras e jogos
diversos;
© Música.
Natureza
e sociedade:
© Identificação do
EU/outro;
© Regras de
convivência em grupo e o uso do espaço coletivo;
© Higiene corporal
(mãos, dentes, uso do banheiro).
RECURSOS
METODOLÓGICOS:
© Livros, revistas e
jornais, CD/som, TV/filmes, material de largo alcance,
papéis diversos, lápis coloridos, giz, giz de
cera, hidrocor, tintas e pincéis,
máquina fotográfica, livros de literatura infantil,
cola, tesoura,
fichas, figuras, tnt, bastão e pistola de cola
quente, flores, livro dos
sentimentos e outros conforme a necessidade.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS:
© Trabalhar com o
vaso de flores para expressarem seus sentimentos
(alegria e tristeza);
© Propiciar um
momento diário onde as crianças digam
"Bom dia" aos amigos;
"Bom dia" aos amigos;
© Confecção de
cartazes;
© Jogos e
brincadeiras diversos e cooperativos;
© Fazer o trabalho
de identidade, sobre ela para que os amigos a
conheçam melhor e aprendam a respeitá-la;
conheçam melhor e aprendam a respeitá-la;
© Pesquisar em
revistas pessoas diferentes (alto, baixo, gordo, magro...)
para observarem as igualdades e diferenças no
grupo;
© Propiciar momentos
onde as crianças presenteiem os aniversariantes do
primeiro semestre, mostrando a
importância de ser carinhoso;
© Criação do cartaz
com recortes de revistas e livros com o tema:
“Ser Amigo é!”.
“Ser Amigo é!”.
© Confeccionar
juntamente com as crianças “carinhas” montando
em
seguida com essas carinhas o Mural dos Sentimentos e expor em locais de
circulação da Creche
© Leituras, dramatizações, contações de histórias, fabulas e outros;
© Leituras, dramatizações, contações de histórias, fabulas e outros;
© Desenho, colagem,
recorte e pinturas com diferentes materiais e técnicas;
© Brincar com
materiais de largo alcance; pedagógicos e brinquedos
variados, músicas (canções de roda, mímica);
variados, músicas (canções de roda, mímica);
© Contacto lúdico
com alimentos e confecção do caderno de receitas;
© Vivência das
festas escolares;
© Conversas com os
pais para conscientizá- los da importância do projeto
e da efetiva participação de todos;
© Rodas de
conversa com as crianças para estabelecimento de
combinados com relação aos cuidados com o (a) amigo (a);
combinados com relação aos cuidados com o (a) amigo (a);
© Caixa surpresa;
© Outros conforme a
necessidade no decorrer do projeto.
CULMINANCIA:
© Festa com lanche diferenciado;
som e cd diverso; TV com fotos das
crianças; amigo secreto entre as crianças, educadoras e a participação dos
pais; exposição de todos os trabalhos e atividades feitas pelas mesmas;
cantinho da leitura; DVD: Galinha pintadinha.
crianças; amigo secreto entre as crianças, educadoras e a participação dos
pais; exposição de todos os trabalhos e atividades feitas pelas mesmas;
cantinho da leitura; DVD: Galinha pintadinha.
AVALIAÇÃO:
Os alunos estarão sendo avaliados globalmente
durante
o
desenvolvimento do projeto, através da observação contínua
no desenvolvimento
de novos hábitos em relação a si e ao próximo através dos depoimentos e
relatos diários. No desempenho de suas atividades,
no desenvolvimento da atenção,
interesse assimilação e aprendizagem;
nas
relações e manifestações com os amigos e educadores; dificuldades e
suas expressões relacionadas ao seu desenvolvimento.
Nas atitudes positivas ou negativas
com relação às atividades; capacidade de cooperação
e
aproveitamento de tempo.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA:
GUILHERME,
Yvone. Projeto Ciranda da Diversidade: Tema 03: “Uma Lição de
Carinho”,Trabalhando a Agressividade e a Afetividade na Creche. Oito de
junho de 2011. Disponível em <
http://crechejoannadeangelis.blogspot.com.br/2011/06/projeto-ciranda-da-diversidade-tema-03.html
>. Acessado em 12 de Junho de 2012.
SETOR
PSICOPEDAGÓGICO E SOCIAL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. PROJETO AFETIVIDADE EM
SALA. 8 de junho de 2011, Patos. Disponível em
<http://sppseducao.blogspot.com.br/2011/06/projeto-afetividade-em-sala.html
>. Acessado em 11 de junho de 2012.
CANDREVA,
Thábata. A agressividade na educação infantil: o jogo como forma de
intervenção. Revista pensar a pratica v. 12, n. 1 (2009). Disponível em <
http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/4520/4695 >. Acessado
em 11 de Junho de 2012.
MATOS,
Renata. Projeto Afetividade. Foz do Iguaçú, abriu 2007. Disponível em <
http://blog.educacaoadventista.org.br/caixinhadedescobertas/index.php?op=post&idpost=9&titulo=Projeto+Afetividade
>. Acessado em 11 de junho de 2012.
RELAÇÃO DAS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
de carinho” através de um cartaz com o nome do mesmo e dialogando o
porquê do projeto e algumas atividades que iríamos realizar.
entre as crianças e outros;
choro, alegria,
triste, raiva, susto, medo, sono, amor e mais uma dando língua;
tinta guache
em forma de circulo focalizando as cores: azul, vermelho,
amarelo e verde. Em outro momento a tarde chamei um por um e perguntei
como ele estava hoje, levando-os até as carinhas exposta na sala.
Mostravam e então respondiam com clareza e firmes.
amarelo e verde. Em outro momento a tarde chamei um por um e perguntei
como ele estava hoje, levando-os até as carinhas exposta na sala.
Mostravam e então respondiam com clareza e firmes.
braço
confeccionado com TNT;
chamex, a qual tinha o objetivo presentear seu coleguinha com seu
desenho;
e tnt;
murchas.
Continuando na roda de conversa dialogamos sobre o tema
“ser amigo”,
focando o respeito, amizade, importância, carinho, amor e muito
mais com nossos
amigos. Em seguida fomos para fora de a sala pesquisar em
revistas e livros,
recortar e colar criando assim o cartaz “ser amigo é”;
cuidou do
outro;
secreto entre
as crianças e educadores e lanche especial, exposição das
atividades
realizadas, música ambiente, TV com fotos das crianças,
cantinho da leitura e a presença dos pais.
DINÂMICAS
OBJETIVOS:
Ampliar o conhecimento de si e interpessoal. Promover a participação
de todos com maior espontaneidade.
de todos com maior espontaneidade.
MATERIAL:
Fotografias que sejam realistas, não sejam personagens conhecidos,
sejam grandes, todas em preto e branco ou todas coloridas.
sejam grandes, todas em preto e branco ou todas coloridas.
PROCEDIMENTOS:
Espalhar as fotografias no chão e convidar as pessoas
a circular em volta das figuras fazendo com que cada uma se fixe numa delas, a qual tenha com que se identifique. Definida a fotografia, cada pessoa pega sua foto e volta ao seu lugar de origem. Depois cada participante falará sobre sua escolha espontaneamente, sobre como a fotografia se identifica com ele. Finalmente, avaliar como cada um se sentiu e o que descobriu de novo com a dinâmica
conversando um pouco mais sobre o que foi vivenciado: Houve alguma revelação que surpreendeu alguém (ou que foi dito pela pessoa que se apresentou)? O que você sentiu no momento de escolher sua gravura? Gostaria de ter escolhido alguma que outra pessoa pegou?
a circular em volta das figuras fazendo com que cada uma se fixe numa delas, a qual tenha com que se identifique. Definida a fotografia, cada pessoa pega sua foto e volta ao seu lugar de origem. Depois cada participante falará sobre sua escolha espontaneamente, sobre como a fotografia se identifica com ele. Finalmente, avaliar como cada um se sentiu e o que descobriu de novo com a dinâmica
conversando um pouco mais sobre o que foi vivenciado: Houve alguma revelação que surpreendeu alguém (ou que foi dito pela pessoa que se apresentou)? O que você sentiu no momento de escolher sua gravura? Gostaria de ter escolhido alguma que outra pessoa pegou?
2. BRINCADEIRA
DAS BEXIGAS
Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.
Quando
todos já tiverem enchido explique que terão que ficar jogando as bexigas para
cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no
chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira.
Os alunos que ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo
mas as bexigas que eles estavam jogando continuam no jogo.
No
início será fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os
outros vão tendo cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em
número maior que o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver apenas um
aluno sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.
Pergunte
a eles o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente
lhe dirão que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi
ficando cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que
você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo
também é assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da
execução, mais trabalho e menos chance de sucesso terão os elementos que
estiverem executando o mesmo.
3. CÍRCULO
MÁGICO
MATERIAL:
Gravador. CD com música suave. Balões de gás, cheios, com mensagens dentro, e
pendurados pela sala.
OBJETIVO:
Promover a Integração entre os participantes. Criar um clima espiritual e
amoroso.
DESENVOLVIMENTO:
O Facilitador convida todos os participantes a formarem um grande círculo.
A mão direita simboliza nossa capacidade de ajudar. Deve estar por
cima da mão esquerda do colega. A mão esquerda recebendo a direita do outro
simboliza nossa necessidade de troca, de receber. Ao mesmo tempo que
podemos ajudar, precisamos receber ajuda. Nenhum de nós é tão forte para
somente ajudar ou tão fraco que somente receba ajuda. A sinergia está no
equilíbrio entre pedir, dar e receber colaboração. Para facilitar o
contato com o momento de nossas atividades e obter a concentração no aqui e
agora, convidamos o grupo para ouvir uma música, ouvir com o coração,
sentindo o momento, podendo os integrantes do grupo fechar os olhos para
uma melhor concentração. Em seguida cada participante escolhe um balão,
estoura, retira e lê a mensagem que estava dentro do balão para o grupo.
Sugestões de mensagens:
1-
Somos todos iguais
2-
Expulsemos do Círculo a desmotivação, a competição, o autoritarismo, as
forças negativas.
3-
Não perderemos de vista nossa força e nossa união, etc.
4. PORQUE
EU AMO VOCÊ
OBJETIVO:
Promover a Integração entre os participantes.
MATERIAL:
Tiras de papel para ser distribuída aos participantes.
DESENVOLVIMENTO:
Distribuir as tiras de papel aos participantes, solicitando que cada qual
escreva o seu próprio nome de forma bem legível, e depois dobre.
Recolher os papéis, misturar e distribuir novamente, pedindo que cada um
verifique se não tirou o próprio nome. Em caso positivo, deverá devolver e
pegar outro papel. Cada participante deverá ler para si o nome da pessoa que
tirou e pensar porque ama essa pessoa. Que qualidades ela tem que você mais
admira. Cada um deverá dizer o nome da pessoa que tirou e dizer em voz alta
porque ama essa pessoa. Outra variação seria iniciar falando “eu amo essa
pessoa porque ela tem tais e tais qualidades, por fim, mencionar o nome
da pessoa a quem está se referindo.
5. OS
PÁSSAROS
MATERIAL:
Gravador. CD com músicas animadas.
OBJETIVO:
Integração. Aumentar o amor e amizade entre os participantes.
Exercitar
a colaboração.
DESENVOLVIMENTO:
O
Facilitador solicita a todos os participantes que caminhem livremente por toda
a sala ao som da música. Ao comando do Facilitador, deverão ser formados
“ninhos”, aos pares, com uma dupla de participantes dando-se as mãos e
elevando-as de modo a formar um “teto” de uma casa. Esses “ninhos” deverão
abrigar um, dois, três ou muitos pássaros de uma vez, obedecendo sempre ao
comando do Facilitador. O Facilitador dá repetidas ordens: “dois pássaros no
ninho”; “quatro pássaros no ninho”. O objetivo é não deixar nenhum “pássaro”
sem ninho.
6. DINÂMICA
DO CORAÇÃO
Objetivos:
Abrir espaços para uma comunicação mais íntima e profunda. Partilhar os
sentimentos.
Material:
Folha em branco para todos os participantes. Caneta ou pincel.
Desenvolvimento:
Entrega-se uma folha em branco para cada participante que vai desenhar um
coração grande e colocar seu nome fora do coração. Divide-se o coração em
quatro partes. Na primeira parte do coração, fazer um símbolo que relate um
fato importante que você realizou (sua maior realização pessoal). Na segunda
parte um fato importante que sua família realizou (o maior
acontecimento). Na terceira parte, a coisa mais importante que você pretende
realizar nos próximos dois anos. Na Quarta parte, a coisa mais importante que
sua família almeja realizar ou alcançar nos próximos dois anos. Em pequenos
grupos, partilhar a experiência, expondo o que desenhou. Se julgar necessário,
continuar a partilha em plenário.
Dinâmica Balão Abraçado
Musica Cativar com Letra e legendas
Retiradas da Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário