PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 4º AO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
JUSTIFICATIVA
OBJETIVO GERAL
O projeto tem o intuito de redirecionar a relação do aluno com os conceitos matemáticos, no sentido de que ele tenha participação ativa na construção dos mesmos, de modo a interpretar e resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução e indução, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, instrumentos tecnológicos disponíveis. Buscando sempre desenvolver o potencial dos nossos alunos, estaremos realizando atividades lúdicas e diferenciadas, como a roleta das tabuadas, os dados mágicos, bingo e a sacolinha surpresa. Prepararemos competição com jogos manuais e jogos online com ajuda da internet.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Estimular o aluno a estudar a tabuada e a usar o cálculo em sala de aula;
· Trabalhar questões do nosso dia-a-dia para despertar no aluno a busca das respostas;
· Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios;
· Exercitar técnicas de cálculo mental com números naturais;
· Efetuar as operações: adição, subtração, multiplicação e divisão;
· Resolver problemas que envolvam os vários significados de cada uma das quatro operações;
· Despertar os alunos para compreensão de conteúdos através de jogos.
· Realizar atividades lúdicas e diferenciadas, como a roleta das tabuadas, os dados mágicos, bingo e a sacolinha surpresa.
METODOLOGIAS
- Preparar uma avaliação diagnóstica para verificar o conhecimento dos alunos;
- Construção da tabuada;
- Elaborar desafios matemáticos;
- Propor exercícios que envolvam as operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão.
· Realizar atividades lúdicas e diferenciadas, como a roleta das tabuadas, os dados mágicos, bingo e a sacolinha surpresa.
· Preparar competição com jogos manuais e jogos online com ajuda da internet.
AVALIAÇÃO
As avaliações serão constantes no decorrer do projeto, através das observações diárias pelos professores aplicadores do projeto onde deverão mapear e acompanhar o pensamento dos alunos sobre noções matemáticas em registros e através do desenvolvimento dos mesmos quanto à realização de cálculos e capacidade de lidar com situações-problema. Além disso, será verificado o envolvimento dos mesmos em relação ao trabalho em grupo, levando em consideração o interesse e a participação pelos trabalhos desenvolvidos na sala de aula e conseguir manusear computador na escola e em casa. Espera-se que após a realização de todas as etapas do projeto os alunos possam ter menos dificuldades para realizar a atividades envolvendo a multiplicação e o recurso da tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário