quarta-feira, 28 de novembro de 2018

PROJETO TABUADA


PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 4º AO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
JUSTIFICATIVA

          O presente projeto está sendo desenvolvido porque foi observado nos resultados de diagnósticos realizados pela coordenação pedagógica com os alunos  do 4° ao 8° ano do ensino fundamental, e foi diagnosticado que os alunos têm bastante dificuldades com relação à tabuada e cálculos, chegando a um índice muito elevado de alunos por turma. Durante esse projeto espera-se despertar o interesse dos mesmos para a necessidade de apreensão e compreensão das tabuadas nas quatros operações fundamentais, aprender não só tabuada, mas a sua aplicação em problemas envolvendo atividades do nosso dia-a-dia, de modo a melhorar seu raciocínio matemático.

           OBJETIVO GERAL

           O projeto tem o intuito de redirecionar a relação do aluno com os conceitos matemáticos, no sentido de que ele tenha participação ativa na construção dos mesmos, de modo a interpretar e resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução e indução, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, instrumentos tecnológicos disponíveis. Buscando sempre desenvolver o potencial dos nossos alunos, estaremos realizando atividades lúdicas e diferenciadas, como a roleta das tabuadas, os dados mágicos, bingo e a sacolinha surpresa. Prepararemos competição com jogos manuais e jogos online com ajuda da internet.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·          Estimular o aluno a estudar a tabuada e a usar o cálculo em sala de aula;       

·         Trabalhar questões do nosso dia-a-dia para despertar no aluno a busca das respostas;

·         Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios;

·         Exercitar técnicas de cálculo mental com números naturais;

·         Efetuar as operações: adição, subtração, multiplicação e divisão;

·         Resolver problemas que envolvam os vários significados de cada uma das quatro operações;

·         Despertar os alunos para compreensão de conteúdos através de jogos.

·         Realizar atividades lúdicas e diferenciadas, como a roleta das tabuadas, os dados mágicos, bingo e a sacolinha surpresa.

·         Preparar competição com jogos manuais e jogos online com ajuda da internet.



                METODOLOGIAS 

  • Preparar uma avaliação diagnóstica para verificar o conhecimento dos alunos;
  • Construção da tabuada;
  • Elaborar desafios matemáticos;
  • Propor exercícios que envolvam as operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão.

·         Realizar atividades lúdicas e diferenciadas, como a roleta das tabuadas, os dados mágicos, bingo e a sacolinha surpresa.

·         Preparar competição com jogos manuais e jogos online com ajuda da internet.


                AVALIAÇÃO

           As avaliações serão constantes no decorrer do projeto, através das observações diárias pelos professores aplicadores do projeto onde deverão mapear e acompanhar o pensamento dos alunos sobre noções matemáticas em registros e através do desenvolvimento dos mesmos quanto à realização de cálculos e capacidade de lidar com situações-problema. Além disso, será verificado o envolvimento dos mesmos em relação ao trabalho em grupo, levando em consideração o interesse e a participação pelos trabalhos desenvolvidos na sala de aula e conseguir manusear computador na escola e em casa. Espera-se que após a realização de todas as etapas do projeto os alunos possam ter menos dificuldades para realizar a atividades envolvendo a multiplicação e o recurso da tecnologia.




ORIGAMI





Retirado da Internet.

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