segunda-feira, 26 de novembro de 2018

AFETIVIDADE NA SALA DE AULA

PROJETOS, DINÂMICAS, ATIVIDADES, VÍDEOS COM MÚSICA DE AMIZADE, HISTORINHA E CARTÕES COM MENSAGENS.

Projeto: "Afetividade, uma lição de carinho".

Turma: Maternal I “A” podendo adaptar para qualquer turma.

Duração: 3 semanas

PROJETO: AFETIVIDADE, “ UMA LIÇÃO DE CARINHO”!
APRESENTAÇÃO

               O afeto é o princípio norteador da autoestima, sendo assim cultivar e
trabalhar a amizade é algo que não é imediato. Depois de desenvolvido
o vínculo afetivo, a aprendizagem, a motivação e a disciplina como 'meio' para
conseguir o autocontrole da criança e seu bem estar são conquistas s
ignificativas. A afetividade consiste em poder fazer com que a criança receba
o contato físico, verbal, a relação de cuidados, mas isso também implica
conflitos, envolvendo amor e raiva. O afeto refere-se a atitudes e
sentimentos expressados ou presentes no ambiente. Sua maneira de ser, atuar
 e falar é muito significativa.
            Sabe-se que num certo espaço de tempo (os primeiros anos de vida),
 a criança passa por diversas etapas físicas, mentais, sociais e emocionais,
que são fundamentais ao seu desenvolvimento e que influenciarão na
 formação e desenvolvimento de sua personalidade. O comportamento
agressivo aparece como desejo ou possessão de um espaço, brinquedo,
na busca pela atenção de um adulto. Com a entrada na escola, passa
a viver em dois microssistemas (família e escola), gerando conflitos que,
diante de sentimento de impotência para resolvê-los ou de insegurança,
manifestam a agressividade.
JUSTIFICATIVA
           A ideia surgiu através da observação e da necessidade de trabalhar a 
afetividade, a amizade, o respeito pelo outro e a importância dele na 
nossa vida, partilhando sentimentos,  dizendo e ouvindo o que o outro 
pensa, transformando as ações em um ato de afeto e carinho. Dessa 
maneira, é interessante a proposta de atividades que façam com que a criança 
se coloque no lugar do outro. Para que os estímulos tornem produtivos, é preciso
 que nós educadores procuremos meios de amenizá-la. Portanto este 
projeto foi estruturado procurando métodos, a fim de amenizar tal agressividade.

OBJETIVO GERAL
  
Mostrar ao aluno a importância do afeto com as pessoas. Que ele compreenda 
que precisamos das pessoas para viver e tenha consciência de que é preciso 
respeitar e valorizar o "outro".

  OBJETIVOS ESPECÍFICOS
©       Utilizar a linguagem oral como meio de ampliação do vocabulário e
pensamento organizando as ideias e contar suas próprias experiências;
©       Demonstrar equilíbrio nas relações, atitudes de cooperação, respeito,
afeto e aceitação perante os demais colegas;
©       Realizar atividades de grafia, recorte, colagem e desenho;
©       Entrevistar funcionários da unidade;
©       Desenvolver nas crianças as competências sociais;
©       Destacar como lidam com as quatro emoções básicas: medo, alegria,
tristeza e ira;
©       Vivenciar situações de socialização e interação com a família e amigos;
©       Desenvolver a criatividade e a imaginação através das atividades
propostas;
©       Cuidar de si e do próximo;
©       Respeitar limites e obedecer a regras;
©       Desenvolver o raciocínio lógico, a lateralidade, sequencias e seriação; capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu
tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.

CONTEÚDO
Linguagem oral:
©       Discriminação auditiva e visual.
©       Expressão oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc.).
©       Estudo do próprio nome;
©       Coordenação motora;
©       Sentimentos;
©       Palavras mágicas;
©       Receitas.
Lógico/matemática:


©       Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificaçã
cor – forma – tamanho;
©       Conceito de lateralidade (esquerdo e direito);
©       Orientação espacial: antes/ depois/ atrás/ na frente/ fechado/ aberto/
de costa/ em cima/ debaixo/ em pé/ deitado/ sentado/ longe/ perto;
©       Coordenação motora;
©       Discriminação audiovisual;
©       Sequencia e seriação;
©       Desenvolver noção de contagem.
Artes:
©       Recortes e colagens;
©       Desenho e pinturas;
©       Músicas;
©       Sucata;
©       Argila e massinha;
©       Dramatização.
Movimento:
©       Expressividade;
©       Dança;
©       Equilíbrio e coordenação;
©       Esquema corporal;
©       Brincadeiras e jogos diversos;
©       Música.
Natureza e sociedade:
©       Identificação do EU/outro;
©       Regras de convivência em grupo e o uso do espaço coletivo;
©       Higiene corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).

RECURSOS METODOLÓGICOS:
©       Livros, revistas e jornais, CD/som, TV/filmes, material de largo alcance,
papéis diversos, lápis coloridos, giz, giz de cera, hidrocor, tintas e pincéis,
máquina fotográfica, livros de literatura infantil, cola, tesoura,
fichas, figuras, tnt, bastão e pistola de cola quente, flores, livro dos
sentimentos e outros conforme a necessidade.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
©       Trabalhar com o vaso de flores para expressarem seus sentimentos
 (alegria e tristeza);
©        Propiciar um momento diário onde as crianças digam
 "Bom dia" aos amigos;
©       Confecção de cartazes;
©       Jogos e brincadeiras diversos e cooperativos;
©       Fazer o trabalho de identidade, sobre ela para que os amigos a 
conheçam melhor e aprendam a respeitá-la;
©       Pesquisar em revistas pessoas diferentes (alto, baixo, gordo, magro...)
para observarem as igualdades e diferenças no grupo;
©       Propiciar momentos onde as crianças presenteiem os aniversariantes do
 primeiro semestre, mostrando a importância de ser carinhoso;
©       Criação do cartaz com recortes de revistas e livros com o tema:
“Ser Amigo é!”.
©       Confeccionar juntamente com as crianças “carinhas” montando em               seguida com essas carinhas o Mural dos Sentimentos e expor em locais de
circulação da Creche
© Leituras, dramatizações, contações de histórias, fabulas e outros;
©       Desenho, colagem, recorte e pinturas com diferentes materiais e técnicas;
©       Brincar com materiais de largo alcance; pedagógicos e brinquedos 
variados, músicas (canções de roda, mímica);
©       Contacto lúdico com alimentos e confecção do caderno de receitas;
©       Vivência das festas escolares;
©       Conversas com os pais para conscientizá- los da importância do projeto
e da efetiva participação de todos;
©        Rodas de conversa com as crianças para estabelecimento de 
combinados com relação aos cuidados com o (a) amigo (a);
©       Caixa surpresa;
©       Outros conforme a necessidade no decorrer do projeto.
CULMINANCIA:

   ©  Festa com lanche diferenciado; som e cd diverso; TV com fotos das 
crianças; amigo secreto entre as crianças, educadoras e a participação dos
 pais; exposição de todos os trabalhos e atividades feitas pelas mesmas; 
cantinho da leitura; DVD: Galinha pintadinha. 

AVALIAÇÃO:
Os alunos estarão sendo avaliados globalmente durante o               desenvolvimento do projeto, através da observação contínua no                    desenvolvimento de novos hábitos em relação a si e ao próximo através dos depoimentos e relatos diários. No desempenho de suas atividades, no         desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem; nas                relações e manifestações com os amigos e educadores;  dificuldades e suas     expressões relacionadas ao seu desenvolvimento. Nas atitudes positivas ou        negativas com relação às atividades; capacidade de cooperação e                aproveitamento de tempo.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
GUILHERME, Yvone. Projeto Ciranda da Diversidade: Tema 03: “Uma Lição de Carinho”,Trabalhando a Agressividade e a Afetividade na Creche. Oito de junho de 2011. Disponível em < http://crechejoannadeangelis.blogspot.com.br/2011/06/projeto-ciranda-da-diversidade-tema-03.html >. Acessado em 12 de Junho de 2012.
SETOR PSICOPEDAGÓGICO E SOCIAL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. PROJETO AFETIVIDADE EM SALA. 8 de junho de 2011, Patos. Disponível em <http://sppseducao.blogspot.com.br/2011/06/projeto-afetividade-em-sala.html >. Acessado em 11 de junho de 2012.
CANDREVA, Thábata. A agressividade na educação infantil: o jogo como forma de intervenção. Revista pensar a pratica v. 12, n. 1 (2009). Disponível em < http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/4520/4695 >. Acessado em 11 de Junho de 2012.
                                                                                                       
MATOS, Renata. Projeto Afetividade. Foz do Iguaçú, abriu 2007. Disponível em < http://blog.educacaoadventista.org.br/caixinhadedescobertas/index.php?op=post&idpost=9&titulo=Projeto+Afetividade >. Acessado em 11 de junho de 2012.


RELAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
      Roda de conversa onde foi apresentado o projeto Afetividade, “uma lição
 de carinho” através de um cartaz com o nome do mesmo e dialogando o 
porquê do projeto e algumas atividades que iríamos realizar.
      músicas onde as crianças realizavam os gestos e incentivavam o toque 
entre as crianças e outros;
      Passeio à quadra do CMEI para colher materiais da natureza.
      Colagem do material da natureza no papelão;
      Histórias;
      Caixa surpresa com objetos das crianças, dos educadores e da sala;
      Apresentação de fichas com imagens sendo elas carinhas do sentimento:
choro, alegria, triste, raiva, susto, medo, sono, amor e mais uma dando língua;
      “hoje eu estou...”, onde as crianças de inicio fizeram um carimbo com
 tinta guache em forma de circulo focalizando as cores: azul, vermelho, 
amarelo e verde. Em outro momento a tarde chamei um por um e perguntei 
como ele estava hoje, levando-os até  as carinhas exposta na sala. 
Mostravam e então  respondiam com clareza e firmes.
      Dia do abraço: cartaz “receba e doe abraços com muito carinho” e
braço confeccionado com TNT;
      Amigo feliz, onde as crianças fizeram um desenho em uma folha
 chamex, a qual tinha o objetivo presentear seu coleguinha com seu 
desenho;
      Ginástica com a utilização de planchas confeccionado com papelão
e tnt;
      Dialogo sobre a alegria e a tristeza com demonstração de flores vivas e
 murchas. Continuando na roda de conversa dialogamos sobre o tema
“ser amigo”, focando o respeito, amizade, importância, carinho, amor e muito
mais com nossos amigos. Em seguida fomos para fora de a sala pesquisar em
revistas e livros, recortar e colar criando assim o cartaz “ser amigo é”;
      Brincadeiras com brinquedos de largo alcance, pedagógicos e outros;
      Passeio com o objetivo: o cuidado com o coleguinha onde cada um
cuidou do outro;
      Culminância do projeto Afetividade, “uma lição de carinho”: amigo 
 secreto entre as crianças e educadores e lanche especial, exposição das
atividades realizadas, música ambiente, TV com fotos das crianças,
cantinho da leitura e a presença dos pais.

DINÂMICAS


1.      AS FOTOGRAFIAS

OBJETIVOS: Ampliar o conhecimento de si e interpessoal. Promover a participação
de todos com maior espontaneidade.
MATERIAL: Fotografias que sejam realistas, não sejam personagens conhecidos,
sejam grandes, todas em preto e branco ou todas coloridas.
PROCEDIMENTOS: Espalhar as fotografias no chão e convidar as pessoas
a circular em volta das figuras fazendo com que cada uma se fixe numa delas, a qual tenha com que se identifique. Definida a fotografia, cada pessoa pega sua foto e volta ao seu lugar de origem. Depois cada participante falará sobre sua escolha espontaneamente, sobre como a fotografia se identifica com ele. Finalmente, avaliar como cada um se sentiu e o que descobriu de novo com a dinâmica
conversando um pouco mais sobre o que foi vivenciado: Houve alguma revelação que surpreendeu alguém (ou que foi dito pela pessoa que se apresentou)? O que você sentiu no momento de escolher sua gravura? Gostaria de ter escolhido alguma que outra pessoa pegou?

2.     BRINCADEIRA DAS BEXIGAS 

Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.
Quando todos já tiverem enchido explique que terão que ficar jogando as bexigas para cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo mas as bexigas que eles estavam jogando continuam no jogo.
No início será fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros vão tendo cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em número maior que o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.
Pergunte a eles o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais trabalho e menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando o mesmo.

3.       CÍRCULO MÁGICO

MATERIAL: Gravador. CD com música suave. Balões de gás, cheios, com mensagens dentro, e pendurados pela sala.
OBJETIVO: Promover a Integração entre os participantes. Criar um clima espiritual e amoroso.
DESENVOLVIMENTO:  O Facilitador convida todos os participantes a formarem um grande círculo. A  mão direita simboliza nossa capacidade de ajudar. Deve estar  por cima da mão esquerda do colega. A mão esquerda recebendo a direita do outro simboliza nossa necessidade de troca, de receber. Ao mesmo tempo que  podemos ajudar, precisamos receber ajuda. Nenhum de nós é tão forte para  somente ajudar ou tão fraco que somente receba ajuda. A sinergia está no  equilíbrio entre pedir, dar e receber colaboração.  Para facilitar o contato com o momento de nossas atividades e obter a concentração no aqui e agora, convidamos o grupo para ouvir uma  música, ouvir com o coração, sentindo o momento, podendo os integrantes do  grupo fechar os olhos para uma melhor concentração.  Em seguida cada participante escolhe um balão, estoura, retira e lê a mensagem que estava dentro do balão para o grupo. Sugestões de mensagens:
1- Somos todos iguais
2- Expulsemos do Círculo a desmotivação, a competição, o autoritarismo, as  forças negativas.
3- Não perderemos de vista nossa força e nossa união, etc.
                                                        
4.      PORQUE EU AMO VOCÊ

OBJETIVO: Promover a Integração entre os participantes.
MATERIAL: Tiras de papel para ser distribuída aos participantes.
DESENVOLVIMENTO: Distribuir as tiras de papel aos participantes, solicitando que cada qual escreva o seu próprio nome de forma bem legível, e depois  dobre.  Recolher os papéis, misturar e distribuir novamente, pedindo que cada um verifique se não tirou o próprio nome. Em caso positivo, deverá devolver e pegar outro papel. Cada participante deverá ler para si o nome da pessoa que tirou e pensar porque ama essa pessoa. Que qualidades ela tem que você mais admira. Cada um deverá dizer o nome da pessoa que tirou e dizer em voz alta porque ama essa pessoa.  Outra variação seria iniciar falando “eu amo essa pessoa porque ela tem tais e tais qualidades, por fim, mencionar o nome  da pessoa a quem está se referindo.

5.      OS PÁSSAROS

MATERIAL: Gravador. CD com músicas animadas.
OBJETIVO: Integração. Aumentar o amor e amizade entre os participantes.
Exercitar a colaboração.
DESENVOLVIMENTO:
 O Facilitador solicita a todos os participantes que caminhem livremente por toda a sala ao som da música. Ao comando do Facilitador, deverão ser formados “ninhos”, aos pares, com uma dupla de participantes dando-se as mãos e elevando-as de modo a formar um “teto” de uma casa. Esses “ninhos” deverão abrigar um, dois, três ou muitos pássaros de uma vez, obedecendo sempre ao comando do Facilitador. O Facilitador dá repetidas ordens: “dois pássaros no ninho”; “quatro pássaros no ninho”. O objetivo é não deixar nenhum “pássaro” sem ninho.

6.      DINÂMICA DO CORAÇÃO

Objetivos: Abrir espaços para uma comunicação mais íntima e profunda. Partilhar os sentimentos.
Material: Folha em branco para todos os participantes. Caneta ou pincel.
Desenvolvimento: Entrega-se uma folha em branco para cada participante que vai desenhar um coração grande e colocar seu nome fora do coração. Divide-se o coração em quatro partes. Na primeira parte do coração, fazer um símbolo que relate um fato importante que você realizou (sua maior realização pessoal). Na segunda parte um fato importante que sua família realizou (o maior acontecimento).  Na terceira parte, a coisa mais importante que você pretende realizar nos próximos dois anos. Na Quarta parte, a coisa mais importante que sua família almeja realizar ou alcançar nos próximos dois anos. Em pequenos grupos, partilhar a experiência, expondo o que desenhou. Se julgar necessário, continuar a partilha em plenário.

Dinâmica Balão Abraçado





Musica Cativar com Letra e legendas





















































































Retiradas da Internet.


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