COMO TRABALHAR AS EMOÇÕES NA SALA DE AULA E NA FAMÍLIA
VÍDEOS, PROJETOS, DINÂMICAS E ATIVIDADES.
VÍDEOS
PROJETOS
Projeto Emoções Na Educação Infantil
O melhor ensinamento que nossos filhos podem receber na escola é como reconhecer as emoções e lidar com elas adequadamente. A escola deveria ser menos conteudística e pensar em preparar nossas crianças para reconhecer, identificar e manejar corretamente suas emoções. Se aprendem a escolher a emoção no momento e de maneira adequada, tornam-se sujeitos capazes de viver a vida em plenitude. Para tal seria necessário que se desenvolvesse um Projeto Emoções na Educação Infantil, desde a primeira infância.
O que é um Projeto Emoções na Educação Infantil?
Toda escola deveria adotar práticas habituais para desenvolver um projeto educativo que visasse a trabalhar as emoções com os alunos. A partir de uma série de propostas de atividades pedagógicas, os professores podem conduzir o aprendizado das emoções. Primeiramente, é preciso ensinar as crianças a reconhecer suas emoções. Inicialmente trabalhando as mais básicas, como a alegria, a curiosidade, a segurança, a admiração, a surpresa, o medo, a culpa, a raiva, a tristeza, o nojo.
À medida em que as crianças se tornam capazes de reconhecer cada uma das emoções que vive nas distintas situações, nomeando-as corretamente, podemos ajudá-los a manejar adequadamente cada uma delas.
Recursos para trabalhar as emoções
Na nossa web já sugerimos uma série de atividades super interessantes para trabalhar as emoções. Veja que recursos educativos temos disponíveis e como trabalhá-los com as crianças.
Um rosto vazio pintado no papel e plastilina. São esses os ingredientes essenciais para essa atividade. Trata-se de desenhar com plastilina as expressões das emoções.
O Diário das Emoções permite à criança aprender escrever sobre o que sente. Cada dia ela reconhece algo importante que tenha lhe passado e que emoções isso lhe provocou.
Como vemos, é possível fazer um Projeto Emoções na Educação Infantil, utilizando recursos simples mas muito eficazes.
Projeto colorindo emoções
Olá pessoal, estamos aqui para mais uma galeria incrível para professores que procuram atividades que preparam a criança para a vida em sociedade. Esperamos que vocês gostem!
Projeto colorindo emoções
Mesmo na fase adulta, muitas vezes, temos dificuldades em lidar com as nossas emoções, principalmente por acontecimentos marcantes em nossa vida. Todo este processo é mesmo complicado e é chamado de falta de inteligência emocional.
Este processo acontece desde a infância, quando não somos preparados para lidar com os nossos sentimentos, nem como agir diante de situações adversas que podem nos causar pressão emocional.
Pensando nessa situação difícil, a galeria de hoje é uma proposta de atividade que busca trabalhar as emoções que sentimentos e refletir sobre elas de maneira mais transparente. Assim, espera-se que a criança se torne um adulto mais consciente de suas emoções e que possa fazer melhores escolhas com base no seu reportório emocional.
Galeria Projeto colorindo emoções
Na galeria, você irá encontrar uma série de desenhos que podem ser coloridos e debatidos em sala de aula, para que assim os alunos se sintam mais confiantes em relação aos seus sentimentos e que também saibam reconhecê-los e a partir disso fazer melhores escolhas na resolução dos problemas.
Confira a seguir a galeria Projeto colorindo emoções:
Como mapear as emoções e desenvolver a inteligência emocional dos estudantes
POR CAIO DIB
Desenvolvendo inteligência emocional e auto-conhecimento
O projeto foi implementado na Escola Municipal Paulo Freire. No início da aula, cada aluno compartilha como está se sentido, emocionalmente. Para isso, os estudantes colocam bolinhas embaixo da imagem que correspondem às suas emoções naquele momento. Esse momento desenvolve o auto-conhecimento dos jovens.
A Revista Pazes complementa: “os alunos também aprendem a desacelerar os pensamentos e emoções por meio da meditação. São 10 minutos todos os dias e tanto a professora quanto os alunos afirmam que os resultados são surpreendentes”.
Jogos para baixar: Trabalhando as capacidades emocionais com crianças.
Inteligência Emocional. O que é?
A inteligência emocional é a capacidade de entender, tomar consciência e manejar nossas emoções e as emoções de outras pessoas. Partindo desta definição, pensemos: O que são as emoções? A emoção é um sentimento privado, caracterizado pela expressão ou manifestação de respostas somáticas e autónomas específicas. Também podem ser consideradas um conjunto de ações para defender-se ou preparar um ataque diante de possíveis ameaças.
Charles Darwin descreveu 4 emoções primárias, que considerava que eran inatas ao ser humano: raiva ou ira, alegria, medo e tristeza. Alguns autores também indicam outras 4 emoções como secundárias: amor, surpresa, vergonha e aversão.
Agora vamos ver alguns jogos para exercitar as capacidades emocionais, tanto em casa como na escola.
Jogo 1: Jogo das emoções
O jogo das emoções ajudará as crianças a compreender as emoções dentro de si e também em outras pessoas. Ajuda a desenvolver a empatia e a capacidade de gerenciar as emoções. Vamos ver como jogá-lo.
Em família: Imprima as fichas. Há 6 fichas relacionadas com 6 emoções. Utiliza um dado para jogar. Tira o dado para escolher a ficha e diga ao seu filho que torne a tirar o dado para responder a pergunta ou atividade que está na ficha. O pai ou mãe também pode participar, tirando o dado e respondendo as perguntas. Assim será uma brincadeira onde vocês compartirão suas historias e conhecimento. Será bem legal!
No Colégio:Se você é professor(a) também pode utilizar esse jogo para exercitar as capacidades emocionais dos seus alunos. Há muitas maneiras de jogar em classe. Em equipe: Divida a classe em 6 ou 12 equipes. Entregue uma ficha a cada equipe. Determine um tempo em que cada equipe deve responder e completar as propostas contidas nas fichas. Depois se pode dar um tempo para que cada equipe apresente as suas respostas a toda a turma, assim todos aprendem. Individual: Coloque as fichas pegadas no quadro negro. Faça com que cada aluno tire uma vez o dado, para que escolha uma ficha e depois volte a tirar o dado para responder uma pergunta. Será uma maneira divertida de aprender sobre as emoções e todos podem participar. Também seria legal colocar as fichas pegadas na parede, e fazer esse exercício todos os dias, ou alguns dias da semana, com a participação de um ou dois alunos por dia.
Jogo 2: Memory das Emoções
Este é o jogo da memória. Cada folha contém 5 desenhos de expressões faciais de emoções. Imprima de preferência em cartulina. Pinta ou peça à criança que pinte as fichas, escolhendo uma cor para cada emoção. Depois só basta recortar as fichas, misturá-las, colocando-as com o desenho para baixo. Ganha o jogo quem conseguir encontrar o maior número de pares de emoções. Pode ser jogado individualmente ou com outra pessoa. Professores, vocês também podem jogar o Memory com os seus alunos, dividindo a sala em equipes, ou através de torneios entre dois alunos.
Se trata de fazer um pote para cada sentimento, como os de abaixo.
Quando a criança esteja triste deve escrever o que sente no cartão de cor azul e tirá-lo no pote, por exemplo. Se a criança não sabe escrever, o adulto pode escrever por ela. Além disso se pode falar sobre o que provocou aquele sentimento, e se for um sentimento negativo, como resolvê-lo. É um exercício muito bom, porque é como se a criança se estivesse desvinculando do sentimento negativo no momento em que coloca o cartão dentro do pote. Obtive bons resultados quando fiz esse exercício com o meu filho.
4. Dados
Preparei alguns dados para que você possa utilizar tanto com o Ludo, quanto com os jogos propostos. São dados para pintar e recortar, e que de preferência devem ser impressos em cartulina. Espero que seja de utilidade.
Plano de Aula: Sentimentos e Emoções
Tema:
Sentimentos e Emoções
Objetivos:
Estimular valores éticos e morais, tais como: respeito, solidariedade, compaixão, amizade, trabalho em equipe, entre outros;
Trabalhar as emoções;
Incentivar a criatividade, a imaginação e a fantasia;
Ampliar o vocabulário;
Desenvolver a linguagem oral.
Conteúdo:
Contação de história: A galinha ruiva
Carinhas com expressões faciais
Metodologia:
História da galinha ruiva com dedoches;
Músicas: Sítio do Seu Lobato, Galinha Pintadinha, Meu pintinho amarelinho;
Carimbar as mãos das crianças com guache vermelho e amarelo para fazer a galinha ruiva e os pintinhos;
Perguntar as expressões faciais impressas na sulfite, pedindo para as crianças pintarem da mesma cor e ligá-las em seguida.
Confeccionei os dedoches e as carinhas no E.V.A. durante a semana. Como gosto de dar os meus pitacos, adaptei outros personagens à história da Galinha Ruiva.
Com a minha turma trabalho o pedagógico de manhã e à tarde por causa dos alunos de meio período. A vantagem é que os alunos que escutam a mesma história novamente gravam bem os conteúdos. Então contei a história de manhã na sala e à tarde no gramado para aproveitar o lindo dia ensolarado.
Nessa fase do Maternal II (agora Grupo 2), as crianças são egoístas (“o brinquedo é meu”, “papai é meu”), então estou trabalhando o aspecto do trabalho em grupo, de dividir brinquedos, alimentos, aguardar a sua vez e por aí vai. A história da Galinha Ruiva caiu como uma luva!
E no final da história, os pequenos saborearam um delicioso bolo de milho!
Depois da história, eles fizeram a atividade de carimbar a mãozinha para formar a galinha ruiva e os pintinhos.
No dia seguinte, levei as carinhas e trabalhei as expressões com eles, pedindo para repetir as mesmas feições que eu fazia (alegria, medo, raiva, tristeza). Nesse dia, eles fizeram a atividade impressa.
Contos » A Galinha Ruiva
(Lenda do Folclore Inglês)
Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda. Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para ser colhido e virar um bom alimento. A galinha ruiva teve a idéia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar! Era muito trabalho: ela precisava de bastante milho para o bolo. Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé? Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho? Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo? Foi pensando nisso que a galinha ruiva encontrou seus amigos: - Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo? - Eu é que não, disse o gato. Estou com muito sono. - Eu é que não, disse o cachorro. Estou muito ocupado. - Eu é que não, disse o porco. Acabei de almoçar. - Eu é que não, disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora. Todo mundo disse não. Então, a galinha ruiva foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno. Quando o bolo ficou pronto ... Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca. Então a galinha ruiva disse: - Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo? Todos ficaram bem quietinhos. ( Ninguém tinha ajudado.) - Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar a descansar olhando. E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado.
Conteúdo muito rico para a aprendizagem.
ResponderExcluirmaravilhoso, adorei para trabalhar com a educação infantil, Parabens!! voce disponibiliza o material pra gente?
ResponderExcluirShowww!!!!!
ResponderExcluir