Atividades, vídeos, brincadeiras e dinâmicas para Berçário 1 e 2
Selecionamos nesta postagem algumas sugestões de Atividades para Berçário 1 e 2, com várias sugestões de brincadeiras e dinâmicas, para trabalhar com os mais diversos objetivos. Este material foi enviado para nós via E-mail pelo parceiro “Professor Marcos L Souza – Pedagogo – Psicopedagogo – Educador musical – Historiador.
ACHOU!
Idade: de 6 a 9 meses
Número de participantes: 2 (um adulto e um bebê)
Sente o bebê no chão ou numa cadeira de frente para você. Pegue uma toalha e cubra o rosto com ela. Tire a toalha e mostre o seu rosto enquanto diz “achou”. Experimente também colocar a toalha na cabeça do bebê e tirá-la.
TOCAR O CEGO
IDADE: Todas
Objetivos específicos: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.
JOGO DO PUM
IDADE: Todas
Objetivos específicos: Atenção e pronta reação
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos na posição sentados
Execução: os alunos numerando-se seguidamente, mas chegando ao número 7 deverá dizer: PUM, substituindo-os. O aluno que demorar em falar ou não substituir o número por Pum deixará o jogo toda vez que errar. O jogo é renumerado pelo aluno colocado à sua direita.
DESCOBRIR O QUE ESTÁ MUDADO
IDADE: Todas
Objetivos específicos: Memória, perspicácia, observação
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculos
Organização: pede-se a um aluno que deixe o local e faz-se algumas modificações
Execução: quando o aluno voltar o grupo começará a contar aumentando ou diminuindo a intensidade do canto à medida que ele se aproxima ou afasta do que mudou.
JOGO DA MEMÓRIA
IDADE: Todas
Objetivos específicos: Memória, tato
MATERIAL: Lápis, grampos, moedas, giz, etc
Formação: em pé, formando um círculo, mãos para trás
Execução: o recreador entregará para um aluno um objeto após outro para ser passado adiante. Após serem passados todos os objetos, todos se sentarão e rapidamente escreverão o nome dos objetos que passarem pelas suas mãos. Vencerá quem escrever mais nomes dos objetos em um tempo determinado.
PERSEGUIR A BOLA
IDADE: Todas
Objetivos específicos: Astúcia, rapidez, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Ar livre
Formação: duas colunas em posição fundamental. O primeiro de cada equipe com uma bola.
Execução: o primeiro de cada coluna lança a bola o mais longe possível no terreno do fogo. Isto feito, todos deverão correr para reformar a coluna atrás da bola atirada pela coluna contrária. Vencerá a coluna que se reformar em primeiro lugar.
Objetivos específicos: Astúcia, rapidez, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Ar livre
Formação: duas colunas em posição fundamental. O primeiro de cada equipe com uma bola.
Execução: o primeiro de cada coluna lança a bola o mais longe possível no terreno do fogo. Isto feito, todos deverão correr para reformar a coluna atrás da bola atirada pela coluna contrária. Vencerá a coluna que se reformar em primeiro lugar.
REVEZAMENTO
IDADE: Todas
Objetivos específicos: Velocidade
MATERIAL: Bastão de 25m de comprimento
LOCAL: Ar livre
Formação: colunas
Organização: 2 colunas frente a frente com mais ou menos 10 de distância, sendo que o primeiro aluno segura um bastão.
Execução: ao sinal, correrão, descrevendo em círculos pelo campo ao chegar a sua coluna passarão ao companheiro o bastão e assim sucessivamente. Vencerá a coluna que concluir o exercício primeiro.
Obs.: os alunos poderão primeiramente fazer o mesmo em caminhada rápida.
DANÇA DAS CADEIRAS
IDADE: Todas
Objetivos específicos: Atenção, agilidade
MATERIAL: Cadeira, toca-fitas
LOCAL: Ar livre, salão
Formação: cadeiras em fileiras aos pares, umas de costas para as outras
Organização: o número de cadeiras será a menos do que o número de participantes
Execução: ao som da música, os alunos contornarão as cadeiras. Quando esta parar, todos procurarão sentar-se. O que sobrar sairá fora e retira-se uma cadeira. Vencerá o último a sentar.
COCADA
IDADE: Todas
Objetivos específicos: Habilidade manual, reflexo, espírito de equipe
MATERIAL: Faixas, bolas
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: 2 círculos concêntricos
Organização: 2 a 2 frente, sendo 2 alunos de posse da bola
Execução: passar a bola em zig-zag aos companheiros de sua equipe. Ao chegar ao ponto de partida marca um ponto. (Numera-se os dois círculos, intercalam-se de forma que os nº pares fiquem dentro e os ímpares fora, passa-se a bola aos companheiros de equipe).
TRANSMITIR O RECADO
IDADE: Todas
Objetivos específicos: Decifrar enigmas, astúcia
Formação: 3 fileiras
Organização: 2 fileiras frente a frente, uma em cada extremidade do gramado, formando a equipe A. Entre as mesmas, no centro, em fileiras, a equipe B. o professor dará um enigma a uma das fileiras da equipe A. Estes todos (A1) saberão o provérbio
Execução: ao sinal a fileira A1 tentará transmitir à A2 o provérbio sendo impedida pela equipe B.
TOCAR O CEGO
IDADE: Todas
Objetivos específicos: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.
Objetivos específicos: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.
Dinâmicas de Adaptação – CHAMADA COM FOTO
Tempo: 30 minutos.
Espaço: Sala de aula.
Idade: A partir de 1 ano e meio.
Espaço: Sala de aula.
Idade: A partir de 1 ano e meio.
Material:
- Cartolina ou papel-cartão;
- foto individual das crianças;
- caneta hidrográfica fina e plástico de fichário.
Objetivo: Conhecer o colega.
Preparação: Em pedaços de cartolina ou papel-cartão, escreva o nome de cada criança em letra bastão maiúscula e cole uma foto dela. Plastifique para ter maior durabilidade (use Contact®).
Descrição:
Coloque todos os cartões sobre uma mesa ou no chão, com a foto e o nome virados para baixo. Uma criança por vez pega um cartão e entrega ao colega que aparece na foto. O professor diz então o nome da criança “descoberta” para estimular o reconhecimento dela pelo grupo. Outro modo de realizar a atividade é deixar os cartões espalhados sobre a mesa com a foto para cima. Peça para cada um pegar o seu cartão e colar no painel da chamada, uma espécie de sapateira com bolsos transparentes, que pode ser feito sobre uma base de papel-cartão. Como se trata de uma chamada, é possível repetir essa atividade diariamente, quando todas as crianças estiverem presentes, durante os primeiros meses do ano. Retome-a se um novo membro entrar no grupo.
Coloque todos os cartões sobre uma mesa ou no chão, com a foto e o nome virados para baixo. Uma criança por vez pega um cartão e entrega ao colega que aparece na foto. O professor diz então o nome da criança “descoberta” para estimular o reconhecimento dela pelo grupo. Outro modo de realizar a atividade é deixar os cartões espalhados sobre a mesa com a foto para cima. Peça para cada um pegar o seu cartão e colar no painel da chamada, uma espécie de sapateira com bolsos transparentes, que pode ser feito sobre uma base de papel-cartão. Como se trata de uma chamada, é possível repetir essa atividade diariamente, quando todas as crianças estiverem presentes, durante os primeiros meses do ano. Retome-a se um novo membro entrar no grupo.
ARTE COM MINGAU
IDADE: De 8 meses a 1 ano e meio.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL: Maisena, corante alimentar e água.
OBJETIVO: Interagir com o espaço.
PREPARAÇÃO: Em uma panela, dissolva uma colher de sopa de maisena para cada copo de água. A quantidade é de acordo com o número de crianças ou o tamanho do espaço onde a atividade será realizada. Coloque pitada de corante até a mistura ficar com a cor que você deseja. Leve-a ao fogo e mexa até que se transforme em um mingau. Deixe esfriar. Avise os pais para mandarem roupas velhas no dia da brincadeira. Espalhe a mistura no chão da sala onde as crianças vão brincar. Deixe-as andar, engatinhar e rolar sobre o mingau, interagindo com o espaço. Atenção para que todos se divirtam e ninguém se machuque. Incentive as várias possibilidades de movimento.
A MÚSICA DOS NOMES
IDADE: A partir de 4 meses. TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou jardim.
OBJETIVOS: Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador. Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Alguns exemplos: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao Itororó”. Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.
TEATRO DE BONECOS
IDADE: A partir de 1 ano e meio. TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou biblioteca. MATERIAL: Fantoches ou dedoches.
OBJETIVO: Conhecer a rotina da escola enquanto conversa com os personagens. Sente-se com as crianças no chão e faça os bonecos “conversarem” com cada uma. Você pode fazer perguntas como: – Quem trouxe você para a escola hoje? – Você tem amigos? Quem são? – Você já brincou no parque? – Você já tomou lanche?
CUIDADO COM A BONECA
IDADE: De 1 a 3 anos.
TEMPO: 30 minutos. ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Bonecas, roupinhas de boneca, retalhos de tecido, mamadeiras e chupetas.
OBJETIVOS: Brincar de faz-de-conta durante o jogo simbólico; tocar o colega; e ter um bom relacionamento com o grupo.Esta brincadeira é para meninos e meninas, pois tem o objetivo de desenvolver o relacionamento interpessoal, promovendo atitudes de cuidado e carinho com o outro – necessidades que são comuns a todos, independentemente do sexo. Isso vai se dar no faz-de-conta, momento que a criança aprende sobre as interações sociais. Por isso, é importante ter seu espaço garantido e valorizado na rotina. Proponha que cada um pegue uma boneca e cuide dela como se fosse sua filha. Os pequenos devem dar banho, trocar fralda e fazer carinho.
CHUVINHA DE PAPEL
IDADE: De 8 meses a 3 anos. TEMPO: De 15 a 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Revistas e jornais velhos.
OBJETIVOS: Relaxar de forma ativa (e não apenas em posição de repouso) e interagir de maneira lúdica com o educador e os colegas. Sente-se com a turma no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. Deixe que todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Junte os papéis picados num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o papel picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos.
PAPAI VEIO BRINCAR
IDADE: De 3 meses a 1 ano. TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala ampla.
MATERIAL: Aparelho de som, CDs ou fitas cassete com músicas infantis, bolas, fantoches e panos coloridos.
OBJETIVO: Interagir ludicamente com os pais por meio da brincadeira.
PREPARAÇÃO: Decore o ambiente com os panos. Coloque uma música e peça para o pai ou a mãe se sentar no chão com o filho. Você pode conduzir as brincadeiras, como rolar uma bola para a criança ou brincar com um fantoche, apresentando possibilidades de interação. Os pais se inspiram em você ou criam brincadeiras.
CAMINHADA SOLIDÁRIA
IDADE: De 1 ano e meio a 3 anos. TEMPO: De 5 a 10 minutos.
ESPAÇO: Áreas livres ou outros espaços.
OBJETIVOS: Desenvolver a ideia de grupo e a tolerância. Esta proposta pode ser aplicada sempre que as crianças tiverem de andar juntas, como da sala para o pátio. Quem quiser correr tem de se controlar. Quem for mais lento precisa se apressar. Se houver alguém com dificuldade de locomoção, o grupo todo terá de esperá-lo.
Berçário (0 a 2 anos)
OBJETIVO:
Desenvolver harmonicamente os aspectos físicos, psíquico sociais do bebê, respeitando sua maturidade emocional. Desenvolver a psicomotricidade da criança através do corpo e do movimento.
ATIVIDADES:
- Estimulação tátil (acariciando o bebê sempre que possível e conversas diárias).
- Estimulação visual, através de objetos coloridos, que permitam o manuseio com as mãos e a
- Estimulação de movimentos como se arrastar, engatinhar para buscar um objeto.
- Incentivar também o andar, segurando-o com as mãos.
- Estimulação verbal conversando com a criança todo o tempo, brincando e sorrindo.
- Introdução de alimentos com a paciência do professor, pois a adaptação nem sempre é fácil.
- Trocas de roupas e fraldas contínuas, sempre que for necessário.
- Banhos agradáveis, acompanhados de conversas e músicas.
- Músicas gestuais e cantigas de roda (sentados).
- Exercícios com bolas e brinquedos de encaixe, quando a criança apresentar maturidade.
- Incentivo à
- Imposição de limites, dizendo não, toda vez que a criança colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente
ETAPAS IMPORTANTES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL:
Com 01 mês:
- Levanta o
- Mantêm as mãos
- Olha indefinitivamente
Olha o rosto das pessoas que o observam.
- Fixa o olhar na
- Emite sons
Com 02 meses:
- Levanta o tórax.
- Movimenta braços e
- Olhar acompanha objetos e pessoas em
- Sorriso social quando recebe atenção.
- Olhar se demora no
Com 03 meses:
- Rola da posição de lado para a de
- Olha em todas as direções.
- Não fixa atenção por muito
- Tenta pegar
- Emite sons de
- Sustenta a cabeça.
Com 04 meses:
- Senta com apoio e mantêm a cabeça
- Mãos
- Olha imediatamente um objeto que se
- Murmura e ri
- Brinca com as mãos e
- Reconhece a
- Começa a levar objetos à
- Tende a
Com 05 meses:
- Quando sentado mantêm a cabeça ereta e
- Se sentado, apanha objetos
- Reconhece as
- Pode estranhar
- Sorri ao se ver no
- Emite
- Preensão precária.
Com 06 meses:
- Permanece sentado com o tronco ereto, se tiver
- Gosta de balançar
- Agarra objetos com as mãos.
- Gosta de olhar no
- Estende os braços para os pais e pessoas que
- Quando deitado segura os pés e brinca com os dedos levando à boca.
Com 07 meses:
- Senta-se com apoio e permanece ereto por pouco
- Segura um objeto em cada mão.
- Passa objetos de uma mão para
- Sacode
- Vocaliza sons e escuta a própria
- Brinca com os pés.
- Aceita alimentos sólidos e estranha pessoas não
Com 08 meses:
- Sentado, permanece ereto, porém
- Levanta-se com
- Emite sons e parece gostar de ouvir a própria
- Pronuncia sílabas
- Morde e chupa os
- Busca com insistência os brinquedos fora de seu
Com 09 meses:
- Pode começar a
- Senta-se firme sem
- Explora e manipula
- Vocaliza sílabas
- Troca sorrisos, atende ao seu nome e ao não.
- Leva à boca e morde tudo que
- Mantêm-se em pé
- Come bolacha;
Com 10 meses:
- Permanece sentado firme por tempo
- Levanta-se sozinho com
- Começa a soltar os
- Vocaliza dá-dá, mã-mã, uma ou duas
- Faz adeus e bate
- Tende comer sem ajuda, com
- Atende ao seu nome e ao não.
- Faz brincadeiras simples como esconde-esconde.
Com 11 meses:
- Anda com
- Pronuncia uma ou outra
- Compreende o som de algumas palavras.
- Repete
- Estende o brinquedo para outra pessoa, em geral sem
- Bebe um pouco de água já da xícara.
Com 12 a 15 meses:
- Começa a andar
- Anda
- Gosta de atividades, de
- Coopera ao vestir.
- Reconhece o nome de pessoas
- Quando se vê no espelho,
- Brinca sozinho e já tem objetos
- Repete algumas
- Fica de pé sozinha
- Dá alguns passos sozinhos, com todas as articulações flexionadas, sem direção definida
- Vai da posição deitada à de pé, sem apoio.
- Solta facilmente
- Come sozinho, mas desperdiça boa quantidade
- Preensão palmar cruzada.
- Constância
- Constrói torres de dois blocos (cubos de 2,5 cm).
- Pára de levar as coisas à
- Primeira palavra pronunciada corretamente
- Não baba mais.
- Reage ao seu próprio nome
- . Compreende que todas as coisas e todas a pessoas têm nomes.
- Estende as pernas quando esta sendo
- Emprega a mão dominante com mais frequência.
Com 15 a 18 meses:
- Caminha bem
- Começa a correr,
- Senta-se sozinho em cadeira
- Sobe e desce com ajuda, ou sé
- Tem mímica muito
- Esforça-se para chutar a
- Desenha um traço.
- Vira folhas do livro: 2 ou 3 por
- Gosta de puxar e empurrar
- Constrói uma torre com três
- Com só, deixando
- Pronuncia cerca de dez palavras e indica desejos nomeando
- Mostra o nariz, os olhos, o
- Imita varrer, ler
- Compreende ordens e pedidos simples.
- Pode iniciar uso do
- Começa a testar os limites que lhe são impostos
- Sobe escadas.
- Caminha com os pés
- Bebe na caneca
- Frases de uma
- Localiza rapidamente os sons
- Compreende algumas frases simples.
- Compreende onde a bola foi quando ela rola para fora de seu campo
Com 18 a 24 meses:
- Corre
- Chuta a
- Atira a bola com a mão.
- Constrói torres de 4 a 7 cubos (sete cubos com 24 meses).
- Alinha cubos
Vira páginas de uma a uma.
- Imita traços verticais e circulares.
- Coloca blocos em um tabuleiro,
- Identifica 3 a 5
- Começa a cortar com
- É demorado às refeições e ainda brinca com a
- Abre armários, tira objetos das
- Acompanha com gestos o que ouve e vê.
- Reconhece-se no
- Canta (atrapalhado).
- Dramatiza situações simples com bonecos.
- Negativismo
- Tem senso de
- Refere-se a si mesmo pelo
- Veste peça
- Compreende
- Faz brincadeiras
- Desce escada engatinhando para trás.
- Sobe escada de pé, sozinha, segurando no corrimão
- “Corre” desajeitadamente.
- Caminha lateralmente
- Caminha para trás
- Chuta uma bola
- “Salta” desajeitadamente, quando segura por ambas as mãos.
- Come com uma colher
- Arremessa, mais sem direção definida.
- Vira as figuras da maneira correta, de cabeça para
- Imagina coisas que não pode
- Ajuda a despir-se.
- Leva a mão a um lugar
- Balbucia, imitando o tom e ritmo da mãe
- .Repete sons.
- Frases de duas
- Compreende frases curtas
- Localiza sons em outra sala.
- Aponta para algumas partes do
- Consegue associar banheiro/defecação, banheiro/micção.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS:
- Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
- Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
- Permitir trabalhar a autonomia da criança.
- Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
- Fazer com que a criança não fixe em um único colega. Mantê-la ocupada
- Levar a criança a participar das atividades de grupo
VÍDEOS
Retiradas da Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário