sábado, 15 de dezembro de 2018

ATIVIDADES PARA O BERÇÁRIO

Atividades, vídeos, brincadeiras e dinâmicas para Berçário 1 e 2 

Selecionamos nesta postagem algumas sugestões de Atividades para Berçário 1 e 2, com várias sugestões de brincadeiras e dinâmicas, para trabalhar com os mais diversos objetivos. Este material foi enviado para nós via E-mail pelo parceiro “Professor Marcos L Souza – Pedagogo – Psicopedagogo – Educador musical – Historiador.

Atividades para Berçário 1 e 2

ACHOU!



Idade: de 6 a 9 meses

Número de participantes: 2 (um adulto e um bebê)

Sente o bebê no chão ou numa cadeira de frente para você. Pegue uma toalha e cubra o rosto com ela. Tire a toalha e mostre o seu rosto enquanto diz “achou”. Experimente também colocar a toalha na cabeça do bebê e tirá-la.

TOCAR O CEGO

IDADE: Todas
Objetivos específicos: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.

JOGO DO PUM

IDADE: Todas
Objetivos específicos: Atenção e pronta reação
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos na posição sentados
Execução: os alunos numerando-se seguidamente, mas chegando ao número 7 deverá dizer: PUM, substituindo-os. O aluno que demorar em falar ou não substituir o número por Pum deixará o jogo toda vez que errar. O jogo é renumerado pelo aluno colocado à sua direita.

DESCOBRIR O QUE ESTÁ MUDADO

IDADE: Todas
Objetivos específicos: Memória, perspicácia, observação
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculos
Organização: pede-se a um aluno que deixe o local e faz-se algumas modificações
Execução: quando o aluno voltar o grupo começará a contar aumentando ou diminuindo a intensidade do canto à medida que ele se aproxima ou afasta do que mudou.

JOGO DA MEMÓRIA

IDADE: Todas
Objetivos específicos: Memória, tato
MATERIAL: Lápis, grampos, moedas, giz, etc
Formação: em pé, formando um círculo, mãos para trás
Execução: o recreador entregará para um aluno um objeto após outro para ser passado adiante. Após serem passados todos os objetos, todos se sentarão e rapidamente escreverão o nome dos objetos que passarem pelas suas mãos. Vencerá quem escrever mais nomes dos objetos em um tempo determinado.

PERSEGUIR A BOLA

IDADE: Todas
Objetivos específicos: Astúcia, rapidez, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Ar livre
Formação: duas colunas em posição fundamental. O primeiro de cada equipe com uma bola.
Execução: o primeiro de cada coluna lança a bola o mais longe possível no terreno do fogo. Isto feito, todos deverão correr para reformar a coluna atrás da bola atirada pela coluna contrária. Vencerá a coluna que se reformar em primeiro lugar.

REVEZAMENTO

IDADE: Todas
Objetivos específicos: Velocidade
MATERIAL: Bastão de 25m de comprimento
LOCAL: Ar livre
Formação: colunas
Organização: 2 colunas frente a frente com mais ou menos 10 de distância, sendo que o primeiro aluno segura um bastão.
Execução: ao sinal, correrão, descrevendo em círculos pelo campo ao chegar a sua coluna passarão ao companheiro o bastão e assim sucessivamente. Vencerá a coluna que concluir o exercício primeiro.
Obs.: os alunos poderão primeiramente fazer o mesmo em caminhada rápida.

DANÇA DAS CADEIRAS

IDADE: Todas
Objetivos específicos: Atenção, agilidade
MATERIAL: Cadeira, toca-fitas
LOCAL: Ar livre, salão
Formação: cadeiras em fileiras aos pares, umas de costas para as outras
Organização: o número de cadeiras será a menos do que o número de participantes
Execução: ao som da música, os alunos contornarão as cadeiras. Quando esta parar, todos procurarão sentar-se. O que sobrar sairá fora e retira-se uma cadeira. Vencerá o último a sentar.

COCADA

IDADE: Todas
Objetivos específicos: Habilidade manual, reflexo, espírito de equipe
MATERIAL: Faixas, bolas
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: 2 círculos concêntricos
Organização: 2 a 2 frente, sendo 2 alunos de posse da bola
Execução: passar a bola em zig-zag aos companheiros de sua equipe. Ao chegar ao ponto de partida marca um ponto. (Numera-se os dois círculos, intercalam-se de forma que os nº pares fiquem dentro e os ímpares fora, passa-se a bola aos companheiros de equipe).

TRANSMITIR O RECADO

IDADE: Todas
Objetivos específicos: Decifrar enigmas, astúcia
Formação: 3 fileiras
Organização: 2 fileiras frente a frente, uma em cada extremidade do gramado, formando a equipe A. Entre as mesmas, no centro, em fileiras, a equipe B. o professor dará um enigma a uma das fileiras da equipe A. Estes todos (A1) saberão o provérbio
Execução: ao sinal a fileira A1 tentará transmitir à A2 o provérbio sendo impedida pela equipe B.

TOCAR O CEGO

IDADE: Todas
Objetivos específicos: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.

Dinâmicas de Adaptação – CHAMADA COM FOTO

Tempo: 30 minutos.
Espaço: Sala de aula.
Idade: A partir de 1 ano e meio.
Material:
  • Cartolina ou papel-cartão;
  • foto individual das crianças;
  • caneta hidrográfica fina e plástico de fichário.
Objetivo: Conhecer o colega.
Preparação: Em pedaços de cartolina ou papel-cartão, escreva o nome de cada criança em letra bastão maiúscula e cole uma foto dela. Plastifique para ter maior durabilidade (use Contact®).
Descrição:
Coloque todos os cartões sobre uma mesa ou no chão, com a foto e o nome virados para baixo. Uma criança por vez pega um cartão e entrega ao colega que aparece na foto. O professor diz então o nome da criança “descoberta” para estimular o reconhecimento dela pelo grupo. Outro modo de realizar a atividade é deixar os cartões espalhados sobre a mesa com a foto para cima. Peça para cada um pegar o seu cartão e colar no painel da chamada, uma espécie de sapateira com bolsos transparentes, que pode ser feito sobre uma base de papel-cartão. Como se trata de uma chamada, é possível repetir essa atividade diariamente, quando todas as crianças estiverem presentes, durante os primeiros meses do ano. Retome-a se um novo membro entrar no grupo.

ARTE COM MINGAU

IDADE: De 8 meses a 1 ano e meio.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL:  Maisena,  corante alimentar e água.
OBJETIVO: Interagir com o espaço.
PREPARAÇÃO: Em uma panela, dissolva uma colher de sopa de maisena para cada copo de água. A quantidade é de acordo com o número de crianças ou o tamanho do espaço onde a atividade será realizada. Coloque pitada de corante até a mistura ficar com a cor que você deseja. Leve-a ao fogo e mexa até que se transforme em um mingau. Deixe esfriar. Avise os pais para mandarem roupas velhas no dia da brincadeira. Espalhe a mistura no chão da sala onde as crianças vão brincar. Deixe-as andar, engatinhar e rolar sobre o mingau, interagindo com o espaço. Atenção para que todos se divirtam e ninguém se machuque. Incentive as várias possibilidades de movimento.

A MÚSICA DOS NOMES

IDADE: A partir de 4 meses. TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou jardim.
OBJETIVOS: Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador. Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Alguns exemplos: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao Itororó”. Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.

TEATRO DE BONECOS

IDADE: A partir de 1 ano e meio. TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou biblioteca. MATERIAL: Fantoches ou dedoches.
OBJETIVO: Conhecer a rotina da escola enquanto conversa com os personagens. Sente-se com as crianças no chão e faça os bonecos “conversarem” com cada uma. Você pode fazer perguntas como: – Quem trouxe você para a escola hoje? – Você tem amigos? Quem são? – Você já brincou no parque? – Você já tomou lanche?

CUIDADO COM A BONECA

IDADE: De 1 a 3 anos.
TEMPO: 30 minutos. ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Bonecas, roupinhas de boneca, retalhos de tecido, mamadeiras e chupetas.
OBJETIVOS: Brincar de faz-de-conta durante o jogo simbólico; tocar o colega; e ter um bom relacionamento com o grupo.Esta brincadeira é para meninos e meninas, pois tem o objetivo de desenvolver o relacionamento interpessoal, promovendo atitudes de cuidado e carinho com o outro – necessidades que são comuns a todos, independentemente do sexo. Isso vai se dar no faz-de-conta, momento que a criança aprende sobre as interações sociais. Por isso, é importante ter seu espaço garantido e valorizado na rotina. Proponha que cada um pegue uma boneca e cuide dela como se fosse sua filha. Os pequenos devem dar banho, trocar fralda e fazer carinho.

CHUVINHA DE PAPEL

IDADE: De 8 meses a 3 anos. TEMPO: De 15 a 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Revistas e jornais velhos.
OBJETIVOS: Relaxar de forma ativa (e não apenas em posição de repouso) e interagir de maneira lúdica com o educador e os colegas. Sente-se com a turma no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. Deixe que todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Junte os papéis picados num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o papel picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos.

PAPAI VEIO BRINCAR

IDADE: De 3 meses a 1 ano. TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala ampla.
MATERIAL: Aparelho de som, CDs ou fitas cassete com músicas infantis, bolas, fantoches e panos coloridos.
OBJETIVO: Interagir ludicamente com os pais por meio da brincadeira.
PREPARAÇÃO: Decore o ambiente com os panos. Coloque uma música e peça para o pai ou a mãe se sentar no chão com o filho. Você pode conduzir as brincadeiras, como rolar uma bola para a criança ou brincar com um fantoche, apresentando possibilidades de interação. Os pais se inspiram em você ou criam brincadeiras.

CAMINHADA SOLIDÁRIA

IDADE: De 1 ano e meio a 3 anos. TEMPO: De 5 a 10 minutos.
ESPAÇO: Áreas livres ou outros espaços.
OBJETIVOS: Desenvolver a ideia de grupo e a tolerância. Esta proposta pode ser aplicada sempre que as crianças tiverem de andar juntas, como da sala para o pátio. Quem quiser correr tem de se controlar. Quem for mais lento precisa se apressar. Se houver alguém com dificuldade de locomoção, o grupo todo terá de esperá-lo.

Berçário (0 a 2 anos)

OBJETIVO:
Desenvolver harmonicamente os aspectos físicos, psíquico sociais do bebê, respeitando  sua maturidade emocional. Desenvolver a psicomotricidade da criança através do corpo e do movimento.
ATIVIDADES:
  • Estimulação tátil (acariciando o bebê sempre que possível e conversas diárias).
  • Estimulação visual, através de objetos coloridos, que permitam o manuseio com as mãos e a
  • Estimulação de movimentos como se arrastar, engatinhar para buscar um objeto.
  • Incentivar também o andar, segurando-o com as mãos.
  • Estimulação verbal conversando com a criança todo o tempo, brincando e sorrindo.
  • Introdução de alimentos com a paciência do professor, pois a adaptação nem sempre é fácil.
  • Trocas de roupas e fraldas contínuas, sempre que for necessário.
  • Banhos agradáveis, acompanhados de conversas e músicas.
  • Músicas gestuais e cantigas de roda (sentados).
  • Exercícios com bolas e brinquedos de encaixe, quando a criança apresentar maturidade.
  • Incentivo à
  • Imposição de limites, dizendo não, toda vez que a criança colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente

ETAPAS IMPORTANTES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL:


Com 01 mês:
  • Levanta o
  • Mantêm as mãos
  • Olha indefinitivamente
Olha o rosto das pessoas que o observam.
  • Fixa o olhar na
  • Emite sons
Com 02 meses:
  • Levanta o tórax.
  • Movimenta braços e
  • Olhar acompanha objetos e pessoas em
  • Sorriso social quando recebe atenção.
  • Olhar se demora no
Com 03 meses:
  • Rola da posição de lado para a de
  • Olha em todas as direções.
  • Não fixa atenção por muito
  • Tenta pegar
  • Emite sons de
  • Sustenta a cabeça.
Com 04 meses:
  • Senta com apoio e mantêm a cabeça
  • Mãos
  • Olha imediatamente um objeto que se
  • Murmura e ri
  • Brinca com as mãos e
  • Reconhece a
  • Começa a levar objetos à
  • Tende a
Com 05 meses:
  • Quando sentado mantêm a cabeça ereta e
  • Se sentado, apanha objetos
  • Reconhece as
  • Pode estranhar
  • Sorri ao se ver no
  • Emite
  • Preensão precária.
Com 06 meses:
  • Permanece sentado com o tronco ereto, se tiver
  • Gosta de balançar
  • Agarra objetos com as mãos.
  • Gosta de olhar no
  • Estende os braços para os pais e pessoas que
  • Quando deitado segura os pés e brinca com os dedos levando à boca.
Com 07 meses:
  • Senta-se com apoio e permanece ereto por pouco
  • Segura um objeto em cada mão.
  • Passa objetos de uma mão para
  • Sacode
  • Vocaliza sons e escuta a própria
  • Brinca com os pés.
  • Aceita alimentos sólidos e  estranha  pessoas não
Com 08 meses:
  • Sentado, permanece ereto, porém
  • Levanta-se com
  • Emite sons e parece gostar de ouvir a própria
  • Pronuncia sílabas
  • Morde e chupa os
  • Busca com      insistência       os      brinquedos       fora      de      seu
Com 09 meses:
  • Pode começar a
  • Senta-se firme sem
  • Explora e manipula
  • Vocaliza sílabas
  • Troca sorrisos, atende ao seu nome e ao não.
  • Leva à boca e morde tudo que
  • Mantêm-se em pé
  • Come bolacha;
 Com 10 meses:
  • Permanece sentado firme por tempo
  • Levanta-se sozinho com
  • Começa a soltar os
  • Vocaliza dá-dá, mã-mã, uma ou duas
  • Faz adeus e bate
  • Tende comer sem ajuda, com
  • Atende ao seu nome e ao não.
  • Faz brincadeiras  simples como  esconde-esconde.
Com 11 meses:
  • Anda com
  • Pronuncia uma ou outra
  • Compreende o som de algumas palavras.
  • Repete
  • Estende o brinquedo para outra pessoa, em geral sem
  • Bebe um  pouco de água já da xícara.
Com 12 a 15 meses:
  • Começa a andar
  • Anda
  • Gosta de atividades, de
  • Coopera ao vestir.
  • Reconhece o nome de pessoas
  • Quando se vê no espelho,
  • Brinca sozinho e já tem objetos
  • Repete algumas
  • Fica de pé sozinha
  • Dá alguns passos sozinhos, com todas as articulações flexionadas, sem direção definida
  • Vai da posição deitada à de pé, sem apoio.
  • Solta facilmente
  • Come sozinho, mas desperdiça boa quantidade
  • Preensão palmar cruzada.
  • Constância
  • Constrói torres de dois blocos (cubos de 2,5 cm).
  • Pára de levar as coisas à
  • Primeira palavra pronunciada corretamente
  • Não baba mais.
  • Reage ao seu próprio nome
  • . Compreende que todas as coisas e todas a pessoas têm nomes.
  • Estende as pernas quando esta sendo
  • Emprega a mão dominante com mais frequência.
Com 15 a 18 meses:
  • Caminha bem
  • Começa a correr,
  • Senta-se sozinho em cadeira
  • Sobe e desce com ajuda, ou sé
  • Tem mímica muito
  • Esforça-se para chutar a
  • Desenha um traço.
  • Vira folhas do livro: 2 ou 3 por
  • Gosta de puxar e empurrar
  • Constrói uma torre com três
  • Com só, deixando
  • Pronuncia cerca de dez palavras e indica desejos nomeando
  • Mostra o nariz, os olhos, o
  • Imita varrer, ler
  • Compreende ordens e pedidos simples.
  • Pode iniciar uso do
  • Começa a testar os limites que lhe são impostos
  • Sobe escadas.
  • Caminha com os pés
  • Bebe na caneca
  • Frases de uma
  • Localiza rapidamente os sons
  • Compreende algumas frases simples.
  • Compreende onde a bola foi quando ela rola para fora de seu campo
 Com 18 a 24 meses:
  • Corre
  • Chuta a
  • Atira a bola com a mão.
  • Constrói torres de 4 a 7 cubos (sete cubos com 24 meses).
  • Alinha cubos
Vira páginas de uma a uma.
  • Imita traços verticais e circulares.
  • Coloca blocos em um tabuleiro,
  • Identifica 3 a 5
  • Começa a cortar com
  • É demorado às refeições e ainda brinca com a
  • Abre armários, tira objetos das
  • Acompanha com gestos o que ouve e vê.
  • Reconhece-se no
  • Canta (atrapalhado).
  • Dramatiza situações simples com bonecos.
  • Negativismo
  • Tem senso de
  • Refere-se a si mesmo pelo
  • Veste peça
  • Compreende
  • Faz brincadeiras
  • Desce escada engatinhando para trás.
  • Sobe escada de pé, sozinha, segurando no corrimão
  • “Corre” desajeitadamente.
  • Caminha lateralmente
  • Caminha para trás
  • Chuta uma bola
  • “Salta” desajeitadamente, quando segura por ambas as mãos.
  • Come com uma colher
  • Arremessa, mais sem direção definida.
  • Vira as figuras da maneira correta, de cabeça para
  • Imagina coisas que não pode
  • Ajuda a despir-se.
  • Leva a mão a um lugar
  • Balbucia, imitando o tom e ritmo da mãe
  • .Repete sons.
  • Frases de duas
  • Compreende frases curtas
  • Localiza sons em outra sala.
  • Aponta para algumas partes do
  • Consegue associar banheiro/defecação, banheiro/micção.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS:

  • Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  • Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  • Permitir trabalhar a autonomia da criança.
  • Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  • Fazer com que a criança não fixe em um único colega. Mantê-la ocupada
  • Levar a criança a participar das atividades de grupo



















VÍDEOS













Retiradas da Internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário