quinta-feira, 3 de novembro de 2016

A MÚSICA E A APRENDIZAGEM


A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que já na Grécia antiga, era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da Matemática e da Filosofia.
A música, por seu poder transformador, pode se tornar uma aliada do educador em seu processo pedagógico, pois além de acalmar os educandos, motivá-los e contribuir para a formação de caráter, de um cidadão ativo, crítico, criativo e reflexivo, é capaz de propiciar um nível de inteligência mais elevados nos educandos que usufruem da música cotidianamente.
Com a utilização da música, é possível utilizá-la tanto no processo de Alfabetização e Letramento como em outras etapas do ensino. No universo Infantil encontramos músicas que contribuem para que as crianças reconheçam as cores, a sequência numérica, o alfabeto, as partes do corpo, as formas geométricas etc. Todavia, a música como ferramenta pedagógica, não se aplica apenas ao universo Infantil mas também as demais etapas do ensino, podendo ser inseridas de uma forma Interdisciplinar, sendo usadas para reflexões, debates e levar o educando consequentemente a ser um ser crítico e pensante.
Ao utilizar a música, o educador não fugirá do seu contexto, pois no Brasil temos um acervo riquíssimo de diferentes compositores, letras, gêneros, estilos e gostos, pois estas trazem em suas letras, diversos enunciados de nossa realidade atual e de nosso passado, retratando fatores sociais, econômicos, históricos, geográficos, políticos e ambientais.
Sendo assim concluímos, que: "Cantando também se aprende".

Por Clécia.

Fontes: RCNEI, Artigos da Internet e alguns comentários feitos por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário