terça-feira, 4 de outubro de 2016

A INDISCIPLINA NA SALA DE AULA



Nos dias atuais é muito comum vermos postagens na Internet, reportagens na Televisão ou em outro Meio de Comunicação e até mesmo comentários dos Educadores de o quanto os Educandos são indisciplinados e o quanto não se interessam pelos conteúdos ministrados em sala de aula.
Se já passei por isso? Sim inúmeras vezes. E o meu grande defeito era por a culpa exclusivamente nos Educandos e não achar que tudo aquilo que estava acontecendo comigo era de certa forma, uma grande parcela, ser minha a culpa. Ao longo dos anos, ampliei meus conhecimentos lendo artigos na Internet, em revistas, em livros, programas na TV, algumas ideias de outros Educadores e aprendi várias maneiras que podiam levar um Educador a ter uma sala indisciplinada e de como ter uma sala disciplinada.
Depois de aprender a teoria, vi os inúmeros erros que havia cometido e passei a corrigi-los pondo em prática tudo o que havia aprendido. 
Nos primeiros dias de aula, não é fácil, mas você já pode ver o resultado. Posso lhe dizer que não é fácil, mas não é impossível, pois se eu consegui, você também vai conseguir. Seria muito bom que no Fundamental 2 em diante, os Educadores entrassem num acordo de seguir a mesma rotina porque por haver várias disciplinas e vários Educadores, os Educandos poderiam ter um impacto que poderia trazer consequências de maneira positiva ou negativa, causando disciplina ou indisciplina na sala de aula. A minha intenção não é dizer que todas as aulas devam ter a mesma Metodologia, mas que cada Educador possa envolver os Educandos na sala de aula, sem deixar um grande número disperso.
Logo abaixo, vou citar algumas das medidas que eu uso para ter uma sala de aula Disciplinada e isso realmente funciona, porque a cada ano posso dizer sem hipocrisia que tenho Educandos maravilhosos e que na sua maioria são comprometidos e com um ótimo comportamento.

  • Nunca imponha regras, mas faça o Combinado de algumas regras na sala de aula e pergunte aos Educandos se eles concordam e se discordarem de alguma, reveja a regra sem impor a sua ideia.
  • Procure desenvolver um bom relacionamento entre você e os Educandos, como também entre eles.
  • Leve os Educandos a refletirem sobre as atitudes que são benéficas para a convivência e as que não são.
  • Siga uma rotina na sala de aula, evitando que os Educandos fiquem dispersos por muito tempo.
  • Prepare sua aula, de forma que ela seja prazerosa e significativa para os Educandos, usando Metodologias diferentes, inserindo jogos educativos, vídeos e outras ferramentas que não os deixem entediados.
  • Procure ter boas maneiras, porque os Educandos imitam muito o Educador e você será um ótimo exemplo para eles. Nunca grite, ensine-os a ouvi-los num tom de voz normal, porque se você grita, eles vão gritar mais alto que você.
Espero que as ideias acima, possam lhe ajudar a ter a sua sala de aula Disciplinada assim como a minha tem sido ao longo dos anos. Fique à vontade para fazer comentários ou até mesmo perguntas e eu certamente lhe responderei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário